Quando o artista visual realiza uma obra de arte, ele traz o olhar criativo sobre um ou mais temas que retrata por meio do ofício das artes, proporcionando para quem vê sua obra, o despertar de sentimentos, sensações e idealizações estéticas. Mas, muitas vezes, o artista tem dificuldades de ser o intermediador entre a sua obra e as pessoas que entram em contato com ela. Como se existisse uma ponte intransponível, entre o artista e o público.

Hoje o blog da ArtCult vai desmistificar essa crença de que o artista apenas deixa a sua obra falar por si e ajudar você a dar mais visibilidade ao seu fazer artístico. Quer saber como? Então continue acompanhando o texto para aprender 3 Formas de Divulgar a Criação do Artista Visual nas Mídias Digitais.

A arte como narrativa

As representações artísticas sempre existiram ao longo da história da humanidade, mas suas formas de expressão variaram bastante, de acordo com as mudanças sociais e culturais ao longo do tempo. A pintura rupestre, descoberta em 1940 na caverna de Lascaux, em Paris, demonstra por meio dos artifícios visuais, dados sobre a arte pré-histórica e as nossas origens como humanidade.

As pinturas nas paredes da caverna datam de 15 à 17 mil anos a.C. e possuem a capacidade de nos transportar através de seu apelo visual em uma jornada imaginativa, que reconstrói a nossa história ancestral. De acordo com o escritor francês George Bataille, a arte realizada em Lascaux “foi capaz de comunicar estados da consciência”.

Toda arte tem algo a nos dizer. Uma escultura, um quadro, uma fotografia, o frame de um filme ou até uma performance. Seja qual for o meio de propagação artística, o artista torna-se um intermediador ao produzir para o mundo a sua narrativa através da arte. Muitas vezes, os artistas podem pensar que basta ser criativo ou exercer o ofício das artes para fazer com que as pessoas realmente entrem em contato com o seu trabalho. Mas o ser humano não conta com um manual interno para entender todas as obras, o espectador de uma obra de arte precisa estabelecer relações tanto com o artista, quanto com a obra, para assim, criar uma conexão emocional. Essas conexões tornam-se experiências para as pessoas e viram histórias, fazendo o ser humano tornar-se capaz de permitir a aproximação com o outro e um maior entendimento sobre o que o cerca socialmente e culturalmente. 


Como o storytelling pode ajudar o artista visual a promover sua obra

O termo Storytelling vem do inglês story (história) e tell (contar), que nada mais é do que o ato de contar histórias. Utilizar-se do storytelling para retratar o seu processo criativo pode contribuir, e muito, na divulgação do seu trabalho artístico. 

Agora que você já sabe que o ser humano se relaciona com o outro e com o mundo através de histórias, é necessário que o artista, estabeleça um olhar mais apurado sobre o que ele gostaria de transmitir com a obra em si e como ele pode se tornar o verdadeiro porta-voz do seu trabalho. 

Geralmente a grande maioria dos processos criativos demanda momentos de mais introspecção do artista. Isso exige dedicação, doação, domínio das ferramentas, inspiração, elaboração das ideias e devotamento para realizar sua criação. Mesmo que esses processos transportem você, artista, à uma maneira mais singular de lidar e olhar para a sua vivência, deve-se sempre lembrar do lado social da vida  e, que a sua obra pode ser endereçada à uma Instituição Cultural, à um colecionador, à um marchand que vai comercializá-la, à uma galeria de arte, feira ou evento artístico e por isso, é importante sempre lembrar que durante essa etapa o contato com o outro é primordial. 

Outro ponto é que os momentos de conexão do público com a sua obra, podem ser usados como verdadeiras oportunidades de você contar ao outro qual é a essência do seu trabalho. Cada detalhe da obra, desde sua idealização, criação, manuseio e finalização constituem partes importantíssimas do processo artístico.

Não importa se as pessoas estão vendo o seu trabalho pela primeira vez ou não. Aproveite essa oportunidade para resgatar a sua essência criadora e artística e facilitar a criação de laços emocionais e cognitivos com as pessoas. O cérebro humano possui um processo de aprendizagem baseado nas informações novas que, unindo-se com aquilo que ele já possuía na memória, acontece o processo de compreensão de algo.

Os eventos da vida em que as pessoas interagem por meio das histórias e através das emoções, são capazes de criar laços mais profundos entre as partes, pois o ser humano é incapaz de viver sem sentir algum tipo de emoção. E por isso, o lado emocional de uma relação com algum evento ou com o outro se faz tão importante.


Storytelling: como contar histórias com a sua arte

Após entrar em contato com as informações acima, acredito que você artista visual, esteja curioso em saber como de fato pode colocar em prática ações que se utilizem do storytelling para comunicar e aumentar a divulgação do seu processo artístico. A ArtCult elencou três formas de explorar o processo de criação do artista nas mídias digitais, confira:

  • Conexão: crie uma conexão com o público ao colocá-lo em contato com a sua arte, por meio das mídias digitais (como o Facebook e o Instagram) e torne o momento desta interação o mais humanizado possível. Um bom exemplo é mostrar o processo artístico na elaboração de uma obra sua, relatando pontos de superação e de dificuldades ao longo da criação. Ao compartilhar as suas dinâmicas, seja generoso(a) com o processo de outros artistas que interagem com você e torne-se acessível para as pessoas que queiram conhecer mais sobre a sua arte.
  • Esteja aberto: pessoas se relacionam com pessoas, portanto, não tenha medo do pré-julgamento. Assuma a sua potência como profissional das artes criando um portfólio online e esteja receptivo aos feedbacks e insights que possam surgir sobre as suas obras. Receba as informações e compartilhe aquilo que você aprendeu com outras pessoas do meio artístico e com o seu público através das suas mídias digitais. Isso aumenta as chances de identificação das pessoas com a sua arte, vendo que você também passa por fases e processos inerentes à  evolução na sua vida e, principalmente, nas questões artísticas.
  • Aumente o nível de interações: para gerar mais interações com o seu público na internet, toda vez que você criar um conteúdo nas suas redes sociais, crie uma interação com a história. Um bom exemplo é criar conteúdos através das imagens: mostre os bastidores do seu atelier e aquilo que você vive no dia a dia. Depois de compartilhar, pergunte às pessoas o que elas mais gostaram de ver. Os bastidores da vida do artista também criam narrativas na mente de muitas pessoas e mostram um lado diferente do que elas estão acostumadas a ver ou imaginar.

O Storytelling é uma prática excelente para criar relações mais próximas com as pessoas e divulgar o seu processo criativo nas mídias digitais. Se você gostou do texto e está disposto(a) a aplicar essas ações no seu dia a dia como artista, conte depois aqui nos comentários o que achou dessas dicas!

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