Onde você artista quer estar daqui cinco anos? Talvez deseje estar em uma residência artística, em uma feira de arte ou contando com uma base maior de colecionadores para a sua arte?

Independentemente se o seu foco é a expansão criativa ou crescimento profissional, é primordial saber como exibir e divulgar a sua arte, seja por contato direto com um colecionador, marchand, art advisor, galeria de arte ou instituição cultural. Mas, para além destes pontos, atualmente o artista deve procurar entender melhor como ganhar mais visibilidade nos meios digitais através da oportunidade do marketplace.

Para te ajudar nesse percurso virtual, hoje a ArtCult selecionou 5 marketplaces para artistas visuais nesta jornada de impulsionamento da sua arte e para juntar-se à outros criadores que também estão no meio digital. É uma grande rede mundial de plataformas digitais, conectadas com o propósito de fazer a sua arte ser mais vista e apreciada, confira!

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Como o marketplace pode ajudar o artista visual?

Se você está começando a trilhar seus passos no digital, uma ótima estratégia para dar início na divulgação de arte on-line é fazer uma parceria com uma plataforma de marketplace. Isso vai ajudar você, artista visual, a vincular a sua obra à um site que já possui visitantes cativos, autoridade digital e que conta com um público que possui o comportamento de consumo, isto é, a forma como ele pesquisa, planeja e realiza aquisições de objetos de arte digitalmente.

São inúmeras pessoas que procuram por perfis de artistas e como podem comprar arte na internet. Para você que é artista visual, participar de um marketplace é também entender melhor sobre as ferramentas de vendas de arte que estão em voga atualmente no mercado, uma movimentação que pode acelerar a jornada de compra e venda do seu trabalho. 

Se você já possui um site para divulgar o seu trabalho, mas não sabe muito bem como fazer as conexões com quem pode se interessar por suas criações, saiba que os marketplaces de arte podem ser essenciais para dar o impulso que faltava e, fazer você alcançar mais apreciadores e compradores em potencial para as suas obras.

Mas para isso, antes é necessário entender o mundo digital como ponte e não como algo puramente comercial, já que hoje em dia, principalmente pensando em como o coronavírus mudou as dinâmicas do mercado da arte, das exposições, residências artísticas e da relação com o outro, estamos globalmente atualmente vivendo esta aceleração e consolidação desses canais digitais que divulgam, fomentam e comercializam a arte, com intuito de facilitar as nossas dinâmicas e conexões profissionais.


5 Marketplaces para artistas visuais para você deve conhecer

  • ARTSOUL: o marketplace brasileiro possui mais de 300 obras de arte contemporânea. Através da plataforma é possível buscar por artista, galeria, tamanho e preço. Para o usuário que acessa o site no intuito de aumentar sua coleção, é possível criar listas de coleções com descrições de galeria, encontrar a obra que deseja e, por fim, realizar a compra. Atualmente a Artsoul e mais de 40 galerias estão realizando o evento “Arte da Quarentena”. Totalmente on-line e dentro do espaço expositivo do site, ele traz mais de 600 obras inéditas, como um verdadeiro retrato dos últimos 120 dias de produção artística. 
  • ARTRIO: outro na lista de marketplaces brasileiros, no ArtRio o público pode selecionar as obras que gostaria de visualizar e saber mais informações por meio do uso de filtros da plataforma, como: artista, galeria, obra e valor. Todas as galerias presentes no site são participantes da feira ArtRio e os valores das obras são indicados por elas. O visitante da plataforma pode escolher também por receber por e-mail, uma lista de obras de acordo com o seu perfil após o preenchimento de um formulário. 
  • ARTFINDER: Fundada em 2011 e sediada em Londres e Miami, a Artfinder é mais voltada aos artistas independentes e utiliza-se da tecnologia de IA para combinar os compradores com a arte que eles gostam. O site possui mais de 300.000 obras de mais de 10.000 artistas e mais de 500.000 assinantes. O site funciona a partir de planos (Starter, Padrão e Profissional).
  • TAPPAN: segundo Chelsea Neman, o co-fundador do marketplace Tappan que possui a sua base em Nova York, o site foi criado para “promover as carreiras de artistas emergentes, oferecendo a eles uma plataforma on-line para vender seu trabalho, contar sua história e alcançar colecionadores em todo o mundo.” Para enviar seu trabalho e participar da lista de Tappan, o artista deve enviar sua biografia, declaração do artista, CV, link para seu site e/ou canais de mídia social, bem como um PDF de seus trabalhos disponíveis para o e-mail  submissions@thetappancollective.com.
  • SPOTART: Criado para estreitar a relação entre os artistas e os consumidores de arte, o marketplace brasileiro é uma plataforma de compra e venda de obras de arte e conta com uma equipe de profissionais da área atuando como curadores. Basta o artista cadastrar sua peça no site e estabelecer um preço, tornando as suas obras disponíveis para pessoas do mundo inteiro, ampliando a visualização do seu trabalho e possibilidades de gerar novos negócios. Para participar, o artista deve enviar seu portfólio entrando em contato pelo site.

Para o artista visual emergente que não faz parte de uma galeria e/ ou não possui portfólio, os marketplaces de arte representam uma ampla oportunidade para deslanchar a visibilidade de seu trabalho artístico, além de oferecer a possibilidade de comercializar as suas obras de arte no Brasil e no mundo. 

Se você ainda possui alguma dúvida, entre em contato com a ArtCult. Aproveite e siga a ArtCult nas redes sociais como Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn para continuar bem informado(a) sobre arte, cultura e marketing digital cultural!

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