Os artistas visuais podem exercer seus processos de criação artística em diversos campos como na pintura, escultura, desenho, gravura, instalação, performance, multimídia, fotografia, produção cinematográfica e ainda no design e na arquitetura. Todo artista visual deve aprender como elaborar melhor o seu próprio portfólio artístico, para que o seu trabalho seja apresentado de maneira mais organizada, atrativa e capaz de gerar novas oportunidades profissionais. 

Para ajudar você, artista visual que deseja dar mais visibilidade para o seu trabalho nas artes, além de apresentar e/ou divulgar o seu portfólio com outro nível de entrega, hoje a ArtCult vai contar mais sobre como funcionam as montagens de portfólio e como o artista pode se utilizar e beneficiar-se das melhores práticas ao escolher uma ou mais plataformas digitais, que entreguem a melhor experiência ao usuário e ainda,  atendam às suas necessidades artísticas entre os 5 melhores sites para artistas visuais criarem seu portfólio.


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O que é o portfólio artístico?

O portfólio trata-se da organização de forma estratégica do que foi desenvolvido pelo artista visual (ou por um grupo de artistas), com a intenção de divulgar obras selecionadas a partir de um registro documental, de imagens e informações importantes sobre aquilo que produziu durante um determinado período de tempo. Quando o artista se utiliza de um site como plataforma para montar o seu portfólio, ele ganha a oportunidade transpor aquilo que cria para esse meio digital e se apropriar do ciberespaço e por meio deste, mostrar a sua linguagem na arte e a essência do seu trabalho. 

5 melhores sites para artistas visuais criarem seu portfólio

Os artistas visuais podem exercer seus processos de criação artística em diversos campos como na pintura, escultura, desenho, gravura, instalação, performance, multimídia, fotografia, produção cinematográfica e ainda no design e na arquitetura. Todo artista visual deve aprender como elaborar melhor o seu próprio portfólio artístico, para que o seu trabalho seja apresentado de maneira mais organizada, atrativa e capaz de gerar novas oportunidades profissionais na vida do artista. 

Para ajudar você, artista visual que deseja dar mais visibilidade para o seu trabalho nas artes, além de apresentar e/ou divulgar o seu portfólio com outro nível de entrega, hoje a ArtCult vai contar mais sobre como funcionam as montagens de portfólio e como o artista pode se utilizar e beneficiar-se das melhores práticas ao escolher uma ou mais plataformas digitais, que entreguem a melhor experiência ao usuário e ainda,  atendam às suas necessidades artísticas entre os 5 melhores sites para artistas visuais criarem seu portfólio.

O que é o portfólio artístico?

O portfólio trata-se da organização de forma estratégica do que foi desenvolvido pelo por artista visual (ou por um grupo de artistas) com a intenção de organizar ou divulgar obras selecionadas a partir de um registro documental, com imagens e informações importantes sobre aquilo que produziu durante um determinado período de tempo. Quando o artista se utiliza de um site como plataforma para montar seu portfólio, ele ganha a oportunidade transpor a sua obra para esse meio digital e se apropriar do ciberespaço para mostrar por meio deste, a sua linguagem na arte e a essência do seu trabalho. 

Essa apresentação profissional trata-se de um recorte selecionado de períodos da produção de um (mais) artista(s), além de conter a(s) sua(s) biografia, histórico nas artes e sua construção simbólica, imagética e de linguagem ao longo de sua  jornada pelo campo das artes, que resulta na sua identidade como artista.

Importante salientar, que dentro das dinâmicas das artes visuais, é possível explorar diversos formatos, meios expressivos, suportes e técnicas que entram em consonância com as investigações poéticas do artista. Cada portfólio vai refletir de forma contextualizada a multiplicidade daquele(s) artista(s) em especial e seus processos de pesquisa, com o intuito de entregar para a audiência, aquilo que está intrínseco em sua trajetória na arte. O portfólio do artista é na verdade uma construção técnica, mais do que acadêmica, portanto deve ser mais conciso e suas argumentações e não deve ser muito extenso.

DICAS PARA PRODUZIR UM PORTFÓLIO RELEVANTE

  • Comece por sua biografia e uma breve apresentação

Não deixe o trabalho falar por si só, conte a sua história e declare como a arte acontece na sua vida e como você vive a arte. Use de até dois parágrafos para contar à sua audiência mais dados sobre a sua proposta na arte. Aproveite para contar sobre como você lida com os temas da sua arte e quais foram os motivos que o(a) levaram a escolher utilizar-se de um determinado material na arte. Mostre quais são os seus objetivos ao explorar essas vertentes e a relação existente entre as obras de arte que já foram feitas no passado por você e as as mais recentes, em uma linha cronológica. 

Você é melhor pessoa para dizer contar de maneira aprofundada e significativa os seus processos criativos e a maneira como a arte opera em sua vida, para assim, transmitir de forma ampla o seu desenvolvimento na área artística. O primeiro passo é elaborar uma “história” da sua trajetória, que contenha uma biografia com, quase um mini currículo com informações como: onde realizou sua graduação e se possui extensões como pós, mestrado ou doutorado. Cite os eventos artísticos que pôde fazer parte e, caso tenha recebido prêmios, também mencione aqui. 

Aproveite para estabelecer uma breve explicação conceitual da sua obra e se possível, use palavras-chave para ajudar o leitor a entender melhor o seu universo artístico. O passo sucessivo é já inserir os seus dados de contato de forma clara e objetiva, para que, a pessoa que receber essas informações veja seu e-mail, WhatsApp, site e blog se houver.

  • Cuide bem da qualidade imagética e apresentação pessoal

Dê maior destaque para as obras que traduzem melhor o seu propósito e sua proposta como artista, que provavelmente serão aquelas que receberam boas críticas e demonstrarão maior peso em sua jornada nas artes. A apresentação das suas obras, da sua forma poética e linguagem podem seguir a sequência que faça mais sentido com a sua linha de pesquisa. 

  • Mantenha dinâmicas harmônicas entre as obras e crie a sua própria identidade visual 

Tenha bastante atenção em relação às cores e a harmonia das formas na elaboração do seu portfólio. O olho humano é muito atento às relações estéticas e, se você trabalhar bem esse aspecto do seu portfólio, além de encontrar a sua própria identidade visual e simbólica, com certeza terá grandes chances de conquistar a atenção de quem receber o portfólio e visualizar as obras. Faça uma descrição breve e com ficha técnica (título, ano de realização, linguagem ou técnica, materiais, dimensões e local de realização) de seus trabalhos, não se esquecendo que, para isso, você precisa oferecer apresentações e imagens em alta resolução em tudo o que compartilhar. 

  • Atualize, revise e adicione novas obras ao longo do tempo ao seu portfólio 

Todo artista possui fases e, por isso, o portfólio deve ser atualizado com suas obras revisitadas de tempos em tempos para garantir que transmitam a sua unicidade criativa e as características de cada fase/período da sua produção. Por isso, mantenha a frequência nas revisões e tenha seu portfólio sempre bem atualizado.

Conheça os 5 melhores sites para artistas visuais criarem seu portfólio

FLICKR

Funciona muito bem, tanto para trabalhar as imagens do seu portfólio, quanto o seu Instagram. A diferença é que, no portfólio, você pode inserir a sua obra por categorias como “Exposições”, “Prêmios”, “Coletivos” ou o que preferir. Possui o plano gratuito para até 1.000 imagens. O plano mais barato custa US $ 6,99 e  garante benefícios como armazenamento ilimitado, descontos para parceiros como o Adobe Creative Cloud Photography, Prime Lightroom entre outros.

WEEBLY

Uma plataforma com versão gratuita que inclui: formulário de captura para leads (visitantes) em potencial, otimizações para rankear bem em SEO e 500MB de armazenamento. Para ser perfeito ele poderia permitir retirar o logotipo do Weebly na parte inferior de cada página, mas no plano mais básico (e gratuito) isso não é personalizável, somente no plano mais barato que custa US $ 5,00.

CARBONMADE

A plataforma oferece um design bastante elegante para apresentação de portfólios, além de contar com mais de 900 mil portfólios de outros artistas online. Usado principalmente para upload de vídeos, o Carbonmade possui uma prévia de versão gratuita para teste, e o plano mais em conta custa US $ 8,00 por mês.

ISSU

A plataforma que oferece o formato de revista digital e cria experiências excepcionais de leitura para criação de catálogos, portfólios, jornais e revistas. Sua edições digitais permitem um visual bastante interativo. O plano básico é gratuito e, possui carregamento ilimitado de conteúdo público compartilhamento nas mídias sociais e cada publicação pode ter até 500 páginas e 100 MB de tamanho. O plano mais em conta, conta com ferramentas de otimização dos mecanismos de pesquisa custa US $ 19,00 por mês.

WORDPRESS

E o Wix? Você pode estar se perguntando o porquê não mencionamos a mais difundida plataforma de websites que já apareceu inúmeras vezes nos anúncios da sua televisão ou enquanto você assistia algum conteúdo pelo Youtube. Mas, eu Laura, não te aconselho essa plataforma que parece tão amigável. A explicação consiste na simples questão daquela famosa frase: “Feito não é bem feito”. Ele pode ser mais barato do que o WordPress? Sim. Ser mais amigável para quem nunca montou um site? Também! Mas não seríamos bons consultores em marketing digital ao indicar esse site para você.

Os motivos vão desde o fato de o Wix sacrificar a flexibilidade e a customização do usuário até não corresponder bem às exigências de SEO, de buscadores como o Google, por exemplo. Tanto o WordPress quanto o Wix possuem planos gratuitos, e se for escolher pelos valores e benefícios, saiba que o WordPress custa R$12,00 por mês com inúmeras vantagens (incluido Suporte via chat ao vivo e e-mail) enquanto o plano mais básico do Wix custa R$13,00 mensais e possui 3GB enquanto o WordPress tem o dobro, com 6GB.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre qual é melhor plataforma para montar o seu portfólio, entre em contato com a ArtCult. Aproveite e siga a ArtCult nas redes sociais como Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn para continuar bem informado(a) sobre arte, cultura e marketing digital cultural!

O portfólio trata-se da organização de forma estratégica do que foi desenvolvido pelo artista visual (ou por um grupo de artistas), com a intenção de divulgar obras selecionadas a partir de um registro documental, de imagens e informações importantes sobre aquilo que produziu durante um determinado período de tempo. Quando o artista se utiliza de um site como plataforma para montar o seu portfólio, ele ganha a oportunidade transpor aquilo que cria para esse meio digital e se apropriar do ciberespaço e por meio deste, mostrar a sua linguagem na arte e a essência do seu trabalho. 

Essa apresentação profissional trata-se de um recorte selecionado de períodos da produção de um (mais) artista(s), além de conter a(s) sua(s) biografia, histórico nas artes e sua construção simbólica, imagética e de linguagem ao longo de sua  jornada pelo campo das artes, que resulta na sua identidade como artista.

Importante salientar, que dentro das dinâmicas das artes visuais, é possível explorar diversos formatos, meios expressivos, suportes e técnicas que entram em consonância com as investigações poéticas do artista. Cada portfólio vai refletir de forma contextualizada a multiplicidade daquele(s) artista(s) em especial e de seus processos de pesquisa, com o intuito de entregar para a audiência, aquilo que está intrínseco em sua trajetória na arte. O portfólio do artista é na verdade uma construção técnica, mais do que acadêmica e, portanto, deve ser mais conciso em suas argumentações e não deve ser muito extenso.

DICAS PARA PRODUZIR UM PORTFÓLIO RELEVANTE

  • Comece por sua biografia e uma breve apresentação

Não deixe o trabalho falar por si só, conte a sua história e declare como você vive a sua arte e ela acontece na sua vida. Use de até dois parágrafos para dizer à sua audiência mais dados sobre a sua proposta na arte. Aproveite para contar também sobre como você lida com esses temas e quais foram os motivos que o(a) levaram a escolher utilizar-se de um determinado material na produção artística. Mostre quais são os seus objetivos ao explorar essas vertentes e, a relação existente entre as obras de arte que já foram feitas no passado por você com as mais recentes, em uma linha cronológica. 

Você é melhor pessoa para contar de maneira aprofundada e significativa os seus processos criativos e a maneira como a arte opera em sua vida, para assim, transmitir de forma ampla o seu desenvolvimento artístico. O primeiro passo é elaborar uma “história” da sua trajetória, que contenha uma biografia, quase um mini currículo com informações como: onde realizou sua graduação e se possui extensões como pós, mestrado ou doutorado. Cite os eventos artísticos que pôde fazer parte e, caso tenha recebido prêmios, também mencione-os aqui. 

Aproveite para estabelecer uma breve explicação conceitual da sua obra e se possível, use palavras-chave para ajudar o leitor a entender melhor o seu universo artístico. O passo sucessivo é já inserir os seus dados de contato de forma clara e objetiva, para que, a pessoa que receber essas informações possa ter fácil acesso ao seu e-mail, WhatsApp, site e blog se houver.

  • Cuide bem da qualidade da apresentação imagética pessoal

Dê maior destaque para as obras que traduzem melhor o seu propósito e sua proposta como artista e também aquelas que receberam boas críticas e demonstraram maior peso em sua jornada nas artes. A apresentação das suas obras, da sua forma poética e linguagem podem seguir a sequência que faça mais sentido com a sua linha de pesquisa. 

  • Mantenha dinâmicas harmônicas entre as obras e crie a sua própria identidade visual 

Tenha bastante atenção em relação às cores e a harmonia das formas na elaboração do seu portfólio. O olho humano é muito atento às relações estéticas e, se você trabalhar bem esse aspecto do seu portfólio, além de encontrar a sua própria identidade visual e simbólica, com certeza terá grandes chances de conquistar a atenção de quem receber o portfólio e visualizar as obras. Faça uma descrição breve e com ficha técnica das obras (título, ano de realização, linguagem ou técnica, materiais, dimensões e local de realização) de seus trabalhos, não se esquecendo que para isso você precisa oferecer apresentações e imagens em alta resolução em tudo o que você compartilhar. 

  • Atualize, revise e adicione novas obras ao longo do tempo ao seu portfólio 

Todo artista possui fases e, por isso, o portfólio deve ser atualizado com suas obras revisitadas de tempos em tempos para garantir que transmitam a sua unicidade criativa e as características de cada fase/período da sua produção. Por isso, mantenha a frequência nas revisões e tenha seu portfólio sempre bem atualizado.


Conheça os 5 melhores sites para artistas visuais criarem seu portfólio

FLICKR

Funciona muito bem, tanto para trabalhar as imagens do seu portfólio, quanto o seu Instagram. A diferença é que, no portfólio, você pode inserir a sua obra por categorias como “Exposições”, “Prêmios”, “Coletivos” ou o que preferir. Possui o plano gratuito para até 1.000 imagens. O plano mais barato custa US $ 6,99 e garante benefícios como: armazenamento ilimitado, descontos para parceiros como o Adobe Creative Cloud Photography, Prime Lightroom, entre outros.

WEEBLY

Uma plataforma com versão gratuita que inclui: formulário de captura para visitantes em potencial, otimizações para rankear bem em SEO e 500MB de armazenamento. Para ser perfeito, ele poderia permitir retirar o logotipo do Weebly na parte inferior de cada página, mas no plano mais básico (e gratuito) isso não é personalizável, somente no plano mais barato que custa US $ 5,00.

CARBONMADE

A plataforma oferece um design bastante elegante para apresentação de portfólios, além de contar com mais de 900 mil portfólios de outros artistas online. Usado principalmente para upload de vídeos, o Carbonmade possui uma prévia de versão gratuita para teste, e o plano mais em conta custa US $ 8,00 por mês.

ISSU

Plataforma que oferece o formato de revista digital e, cria experiências excepcionais de leitura para elaboração de catálogos, portfólios, jornais e revistas. Sua edições digitais permitem um visual bastante interativo. O plano básico é gratuito e, possui carregamento ilimitado de conteúdo público, compartilhamento nas mídias sociais e cada publicação pode ter até 500 páginas com 100 MB de tamanho. O plano mais em conta, possui ferramentas de otimização dos mecanismos de pesquisa e custa US $ 19,00 por mês.

WORDPRESS

E o Wix? Você pode estar se perguntando o porquê não mencionamos a mais difundida plataforma de websites que já apareceu inúmeras vezes em anúncios na sua televisão ou enquanto você assistia algum conteúdo pelo Youtube. Mas, como uma boa agência de Marketing Digital Cultural, a ArtCult não te aconselha essa plataforma que parece ser tão amigável. A explicação consiste na simples questão daquela famosa frase: “Feito não é bem feito”. Ele pode ser mais barato do que o WordPress? Sim. Ser mais amigável para quem nunca montou um site? Também! Mas não seríamos bons consultores em marketing digital cultural ao indicar esse site para você.

Os motivos vão desde o fato do Wix sacrificar a flexibilidade e a customização do usuário, até não corresponder bem às exigências de SEO, de buscadores como o Google, por exemplo. Tanto o WordPress quanto o Wix possuem planos gratuitos, e se for escolher pelos valores e benefícios, saiba que o WordPress custa R$12,00 por mês com inúmeras vantagens (incluindo Suporte via chat ao vivo e e-mail) enquanto o plano mais básico do Wix custa R$13,00 mensais e possui 3GB, enquanto o WordPress tem o dobro, com 6GB.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre qual é melhor plataforma para montar o seu portfólio, entre em contato com a ArtCult. Aproveite e siga as nossas redes sociais como Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn para continuar bem informado(a) sobre arte, cultura e marketing digital cultural!

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