Você sabe qual a importância da comunicação para artistas visuais? Para profissionais independentes ela é essencial! Com uma boa comunicação você consegue ampliar seu networking e desenvolver parcerias; crescer seu público e interagir com suas comunidades virtuais; e, afinal, vender seu trabalho.

Atualmente, principalmente por causa da pandemia de Covid-19 que tornou muitas relações e trabalhos remotos, e com a crescente presença da tecnologia no nosso dia-a-dia, é fundamental vincular sua comunicação ao marketing digital.

O termo marketing digital diz respeito a um conjunto de ações e informações que podem ser feitas em mídias digitais para promover produtos e empreendimentos. Se forem feitas com sucesso, podem construir uma presença forte na internet e criar um público fiel a seu trabalho, consequentemente ampliando suas vendas, e, o melhor, a um baixo custo quando comparado à publicidade tradicional.

E em quais mídias digitais recomendamos que artistas visuais trabalhem seu marketing digital? Uma delas e essencial para todos são as redes sociais!

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Ao todo 140 milhões de brasileiros usavam pelo menos uma rede social em janeiro de 2020, um aumento de 8,2% quando comparado com abril de 2019. Além disso, uma pesquisa da GlobalWebIndex apontou que 58% da população entre 16 e 64 anos aumentou o tempo gasto em redes sociais durante a pandemia. Por isso, hoje trouxemos para você as principais redes sociais para artistas visuais divulgarem seus trabalhos.

Quais as redes sociais mais importantes para um artista visual?

Quando pensamos em quais redes sociais são importantes para nossa comunicação e marketing, temos que pensar no que estamos produzindo. No caso de um artista visual, seu trabalho é essencialmente ótico, então separamos para você as principais redes sociais que utilizam imagens e vídeos como mídia: Instagram, Pinterest, Facebook, Youtube, TikTok, e, complementando todas elas, o LinkedIn, o Twitter e o Clubhouse.

  • Instagram: ele pode ser pensado como uma vitrine do seu trabalho. Nele é possível colocar seu portfólio em um link na bio, ou então postar nos stories ou como posts. Toda sua comunicação e conteúdo deve ser coerente com a voz que é usada para falar com seu público e com o produto que está sendo vendido. Pensando nisso, o Instagram também oferece a opção Instagram shopping, onde você consegue vender sua obra pelo próprio aplicativo, e também a alternativa de fazer campanhas e anúncios patrocinados, mas para isso é necessário ter uma conta no Facebook. Ferramentas recentes como os reels, que são vídeos de até 30 segundos divulgados nos stories ou no feed, permitem que você mostre outros ângulos do seu trabalho ou faça vídeos curtos sobre os bastidores do seu processo criativo. Além disso, a nova ferramenta Live Rooms possibilita que sejam feitas lives de até quatro pessoas; já pensou em chamar alguns amigos artistas para fazerem lives com você e assim o público deles conhecer o seu trabalho?!
  • Facebook: assim como no Instagram, é possível você divulgar seu portfólio no Facebook e fazer anúncios pagos do seu trabalho, direcionando estas promoções para públicos semelhantes ao seu, através do Facebook Ads. Uma forma interessante de ampliar seu networking nesta rede social é através da divulgação do seu trabalho em grupos com temáticas que se assemelham à da sua arte e fazendo parcerias com influenciadores ou artistas que produzam trabalhos similares ao seu.
  • Pinterest: permite tanto que você tire de lá referências e inspirações, como crie seu próprio catálogo ou portfólio online. Além disso, esta rede tem a opção Business, que é totalmente gratuita. A partir dela é possível analisar as métricas e o engajamento dos seus pins, que são como são chamados os posts do Pinterest. Outras funções úteis são a customização do seu perfil alterando a foto de capa; a opção de destacar pastas suas na sua página inicial, e, ainda, o Pin Scheduler para você agendar a publicação dos seus pins.
  • LinkedIn: por ser mais corporativa, essa rede social é interessante para que você conte seu currículo e trajetória. Para quem gosta de escrever, uma boa ideia é escrever artigos sobre arte e cultura e postar no LinkedIn, a fim de expandir seu networking; ferramentas como o LinkedIn Pulse permitem postagem mais longas, como se fosse um blog.  Além disso, se você está no LinkedIn como empresa, pode lançar mão de ferramentas como as showcase pages, onde você consegue criar páginas para anunciar seus produtos e serviços, a sales navigator, a qual permite que sua comunicação chegue a possíveis consumidores do seu produto, e as publicidades pagas, já muito utilizadas em outras redes sociais.
  • Youtube: o uso desta rede social cresceu 53% de 2018 a 2019, e é o segundo site mais acessado do mundo, atrás apenas do Google. Ele permite que você poste vídeos e cresça comunidades. Este recurso Comunidades foi lançado em 2016 e mantém os inscritos do seu canal mais inteirados sobre os conteúdos que você está postando. Na área da cultura, uma instituição que se destaca no uso estratégico do Youtube é o Itaú Cultural, que posta em geral vídeos curtos indo de artes plásticas a dança.
  • TikTok: muito famoso entre o público mais jovem, o TikTok permite a criação de vídeos curtos de até 60 segundos.
  • Twitter: rede social que permite textos curtos de até 280 caracteres. É possível, ainda, postar fotos e vídeos. Tem grande importância no fomento de notícias e temas populares.
  • Clubhouse: esse aplicativo disponível somente para iPhones permite que as pessoas se comuniquem através de salas e clubes onde só é possível enviar áudios; ele não permite fotos, vídeos ou mensagens de texto.

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Podemos ver então que a presença em pelo menos uma dessas redes sociais é imprescindível para a divulgação do seu trabalho hoje em dia! Além disso, é uma oportunidade de reunir referências para suas próximas artes e formar um networking sólido e uma comunidade de apoiadores. Por isso queremos saber: você já está em alguma rede social?

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