Network é uma palavra que vem do inglês, a partir da junção de “net”, que significa rede, e “work”, trabalho. Ou seja, networking é a rede de contatos ou rede de relacionamentos.
Essa rede normalmente funciona como espaço de troca de conhecimentos e se configura como uma chance de encontrar oportunidades no mercado de trabalho.
Por meio do intenso diálogo de variadas pessoas e do fluxo de ideias, é comum que os projetos que se desenvolvem a partir do networking sejam criativos e apresentem melhores resultados.
Basicamente, o networking é responsável por reunir pessoas com semelhantes interesses que desejam se fortalecer profissionalmente.
As conexões estabelecidas aumentam as vendas, a divulgação de um projeto, o conhecimento de determinado assunto e o interesse do público em geral, afinal quanto mais comentada uma coisa é, mais ela se movimenta pela sociedade, alcançando novos interessados e se consolidando como objeto de desejo.
O principal ponto do networking é que ele não pode ser construído somente com o interesse do benefício próprio, já que ele propõe uma experiência colaborativa e uma permuta de informações.
No universo dos negócios, principalmente para quem está empreendendo, ter uma base de contatos é primordial, pois esse relacionamento permite que você esteja em constante comunicação com outros profissionais da área, esteja aberto a parcerias e possa receber um investimento direto no seu negócio ou produto.
Networking artístico: Aplicando o Network nas Artes e na Cultura
Como essa rede de contatos pode te ajudar como artista?
O primeiro ganho ao praticar o networking é a visibilidade que você consegue como artista, e consequentemente, suas obras.
Quanto mais pessoas notarem sua presença nos espaços sociais e culturais, principalmente no meio virtual nos dias de hoje, mais você será lembrado e circulará através de compartilhamentos e indicações, o famoso, boca a boca das redes sociais.
Produzir conteúdos variados é uma boa ponte para o networking, afinal, por qual meio as pessoas chegaram até você? O que estimula o tráfego na sua página/perfil?
Refletindo sobre esse aspecto, você compreenderá que precisa se fazer presente em diversas situações, desde lives, debates, reuniões, processos colaborativos até vídeos, tutoriais, dicas e fotos de processo.
Seus posts agregam pessoas e fragmentam sua produção em uma variedade de publicações que, por sua vez, conversam com diferentes pessoas.
Entretanto, ter uma alta quantidade de contatos não é o mais importante do networking, o que importa é a qualidade dessa relação, a solidez e as trocas de valor com a sua rede que te impulsionam como profissional e ajudam sua carreira.
Por isso, você deve se perguntar o que você oferece para as pessoas, quais os conhecimentos que você veicula, como você apresenta sua obra artística para o mundo e o quanto de tempo você dedica a essa atividade.
Uma boa rede social está sempre atualizada, afinal é essencial que seu público e suas parcerias saibam o que você está fazendo, se você comercializa suas obras, quais projetos estão em andamento, quando será a sua exposição, quais seus planos futuros, em qual tipo de linguagem artística você está interessado no momento, ou seja, a persistência na comunicação te traz credibilidade e domínio de assuntos dentro do seu meio profissional.
Por fim, crie objetivos para o seu networking, por exemplo, como você acredita que ele pode te ajudar em 3 meses, em 6 meses e em um ano? O que você deseja alcançar se relacionando com diferentes pessoas e estabelecendo conexões criativas? Tenha as respostas dessas perguntas e invista na criação do seu posicionamento nas redes e no marketing digital!
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