Com o fechamento de diversas galerias devido a restrição imposta pela pandemia de Covid-19, as exposições virtuais têm sido cada vez mais comuns desde março de 2020. Por isso, trouxemos hoje para você algumas dicas para te ajudar a montar sua exposição virtual.
Antes de montar uma exposição, é importante definir por quê você quer fazer, qual será seu público, como você quer montá-la, e qual o conceito e tema-principal dela. Além disso, é bom pensar quanto você tem para investir em todo o processo e em quais canais você divulgará sua exposição.
Esses detalhes são importantes para que você estabeleça em que formato sua exposição será feita: serão fotos das obras com uma descrição simples postadas no Instagram ou em um blog, será utilizada uma plataforma específica ou será montado um viewing room?
Quando escolhida a opção mais econômica, você deve lembrar de fazer fotografias bem nítidas das obras que serão expostas e utilizar um site ou rede social que permita ao visitante dar zoom na obra e escrever uma descrição junto a cada imagem.
Quando você optar pela utilização de uma plataforma gastará mais tempo do que postando em redes sociais ou sites, porém obterá um resultado mais profissional. Trouxemos algumas opções para você:
- Open Exhibits: essa ferramenta gratuita permite a interação do público com os objetos virtuais. Usuários sem conhecimentos técnicos podem partir de templates e módulos pré-existentes.
- Google Open Gallery: essa ferramenta gratuita do Google Arts & Culture possibilita a criação da sua exposição gratuitamente a partir do upload de imagens e vídeos.
- artsteps: o aplicativo gratuito permite criar espaços 3D imersivos e interativos com o auxílio de realidade virtual.
- Emaze: essa plataforma permite que você importe imagens, vídeos e sons para uma área digital 3D e compartilhe com quem quiser. O plano básico custa R$ 45 por ano.
- CoSpaces Edu: esse programa destinado principalmente para estudantes permite a anexação de imagens gratuitamente em paredes 3D. O plano básico custa US$ 74,99 por ano.
- Omeka: sistema para publicação de arquivos digitais online. Apresenta templates e layouts pré-prontos que facilitam a utilização do site e a montagem da exposição. Seu plano básico custa US$2.500 anuais.
- CONTENTdm: esse software permite que você administre sua coleção digital de imagens e acrescente descrições junto a cada uma. O pacote básico dele custa US$ 4300 por ano.
Já para viewing rooms será necessário um maior investimento em tempo, e, provavelmente, financeiro, devido a tecnologia utilizada:
- arteref: essa plataforma te auxilia da concepção a divulgação da sua exposição. Você pode escolher se quer sua galeria virtual fotografada ou renderizada, além de adicionais, como tour em mais de uma língua e gravação de vídeo em Chroma Key de um apresentador.
- Brasil 3D: essa empresa digitaliza pontos 3D usando a tecnologia da Matterport, uma empresa americana que atua no segmento de mapeamento de dados espaciais (captura 3D) e imersão virtual. A tecnologia utilizada permite uma grande definição das obras digitalizadas e a inclusão de informações nos objetos escaneados, como textos, links de sites e vídeos.
As exposições online são cada vez mais comuns e permitem, além da economia de tempo, mão de obra e dinheiro que seriam gastos na montagem em um espaço físico, uma maior duração da exposição e um acesso de visitantes de todo o mundo.
Por isso, é uma boa forma de expandir seu público e mostrar seu trabalho.
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