Os artistas atualmente estão imersos nas características próprias do século XXI, dentro de seus imaginários já fazem parte toda a revolução tecnológica acontecida na história, desde os aparelhos telefônicos, a televisão, a internet até os smartphones e os supercomputadores.

Dessa forma, todos os recursos técnicos já o circundam no dia a dia. Esses meios de comunicação propiciados pelo desenvolvimento científico são lugares de consumo, de produção e de interação social.

Cada vez mais, portanto, torna-se comum e integraliza-se o mundo digital no mundo real, e um dos elementos mais fortes em ambos os casos é a constituição de uma rede, ou seja, independente do lugar e da plataforma, os seres humanos buscam estar em conjunto, querem formar uma comunidade, anseiam pela troca e pelo diálogo que estar em uma coletividade evoca.

Viver de maneira conectada a outras pessoas nos desperta para o bem comum, para a prática política e para uma infinidade de experiências colaborativas. Há algum tempo o conceito de arte contemporânea borra os limites entre produtor e consumidor, seguindo a mesma linha de pensamento, podemos pensar que a ideia romântica de um artista isolado que apenas se dedica ao ato de criação de maneira reclusa não funciona mais para nós.

Afinal, mais do que nunca, o artista é pessoa que propaga a própria arte e a sua mensagem poética.

A mensagem veiculada e a intenção da obra de arte se tornam por vezes mais chamativas que os próprios objetos produzidos, assim percebemos a importância de compreender os processos de difusão da produção artística e cultural, produção aqui não apenas como a resultante de uma elaboração, mas como toda a concepção em si. A mensagem que você quer transmitir é a peça fundamental do branding de um artista

Nesse ponto, o digital pode ser um grande colaborador, já que permite que você se apresente a partir de uma imagem e de um conceito, fale para um grande número de pessoas e, por fim, desenvolva vários temas referente ao seu percurso.

Porque o artista deve estar no universo virtual

Multidão tirando foto do quadro da Monalisa no museu

Se transmitir uma ideia e uma mensagem artística é um passo significativo para se fazer apreciado no mundo da arte, então as redes sociais e as mídias digitais podem ajudar a cumprir essa nova forma de circular entre o público, e você como artista deve estar atento.

Quando você se faz presente seja por meio do seu site, de um blog ou dos perfis no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, entre outros, quer dizer que você está aberto e disposto a participar daquele espaço com os outros integrantes.

A partir desse momento, a sua imagem começa a ser construída e disseminada, informações sobre você e sua atuação profissional são disponibilizadas, seus hábitos e gostos compartilhados, leituras que te inspiram, referências das suas criações, outros artistas que te motivam a criar viram posts, todas as informações que passam a circular são parte do seu branding artístico

Essa movimentação gera justamente engajamento de quem se identifica com todo esse material, e por meio desse quebra-cabeças que compõe a sua arte e a sua pessoa, possíveis consumidores, compradores, admiradores das suas obras e projetos surgem devido à conexão estabelecida.

Estabelecer conexões, portanto, é o que garante que você seja visto, difundido e esteja em contato com possíveis pessoas que vão adquirir o seu trabalho. A conexão no mundo virtual vai muito além de seguir ou não seguir, ser amigo ou não ser amigo, é sobre o conteúdo que é ofertado e a relação da audiência com aquele material. Então, a maneira como você constrói o seu branding dialoga diretamente com as pessoas e as conecta a você.

Isto quer dizer que quando você publica uma foto contando sobre o processo de pintura de um quadro ou sobre a ideia por trás de uma fotografia, você está abrindo a sua criação para as demais pessoas, está convidando-as a participarem dessa experiência com você, está se mostrando acessível e está propagando a sua mensagem, a sua intenção!

E como falamos no começo, a construção de uma comunidade gira em torno de diferentes participantes, que podem perceber o seu discurso de variadas formas e ter respostas distintas. Assim, sua arte também se torna múltipla e dialógica, porque o mundo digital é aquele que permite integração e relação.

Sempre incentivamos os artistas que chegam até nós a se posicionarem virtualmente e a estruturarem uma imagem artística potente, ter um branding bem construído é essencial, já que, a existência nas redes sociais é o que te impulsiona profissionalmente, abre novos caminhos, te traz parcerias e pode gerar vendas! Então, o que você está esperando?

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