Sempre que podemos nós da ArtCult queremos trazer conteúdos que mostrem para você o papel primordial da comunicação no mundo artístico, um artista que consegue articular sua voz e seus pensamentos de uma forma nítida e compreensível, dialoga com mais pessoas e chega a lugares muitas vezes nem imaginados.
O poder da fala e da postura pode conectar, incentivar e transformar pessoas. Com os artistas esse ponto não seria diferente, conseguir passar o intuito com uma obra de arte ou de um projeto artístico e cultural é essencial na construção de um relacionamento com o seu público.
A interatividade que as redes sociais propõem a seus participantes fomenta principalmente a comunicação, afinal o que é mais interessante do que conversar sobre algo coletivamente, ter várias opiniões em debate, diversos pontos de vista? No mundo virtual há milhares formas de estar em contato com o outro, seja por meio das mensagens privadas, das curtidas, dos compartilhamentos, dos comentários, dos memes, dos vídeos curtos, de músicas e etc.
Quais as ferramentas que a internet possui que ajudam o artista?
Em primeiro lugar você deve refletir sobre os canais de comunicação, em quais deles é interessante que você esteja. Nas possibilidades de canais, o que vamos pensar mais a fundo hoje serão o site e as redes sociais. O site de um artista tem as principais informações sobre a sua profissionalização, isto é, onde se formou, quais cursos, oficinas, workshops, residências, seminários, exposições, apresentações, enfim tudo aquilo que engloba sua carreira artística. Também é nele que as pessoas podem acessar o seu portfólio e é por meio desse espaço que muitas vezes o público tem o primeiro contato com o seu trabalho.
Então, é muito importante que o portfólio e o site estejam bem organizados, de fácil acesso, permitindo uma boa navegação, os tópicos bem estruturados, com os seus projetos mais fortes e desenvolvidos.
O primeiro contato é, portanto, a sua apresentação. O que você quer que as pessoas vejam sobre você logo de cara? Qual a sensação que você quer passar? A partir disso, possivelmente mais informações vão ser requisitadas pela audiência, ou mesmo ela sentirá curiosidade de saber mais sobre você, e suas redes sociais podem auxiliar muito nesse aspecto.
As redes sociais aliadas do artista na comunicação
Quando falamos em redes sociais devemos perceber que elas permitem uma maior intimidade entre você e seus seguidores, essa característica pode ser amplamente explorada por você. Se agora o público tem um acesso facilitado a você como artista e como pessoa, aproveite e se exponha, se mostre aberto às pessoas, compartilhe o seu processo, para além da obra como resultado final, ofereça a experiência da elaboração também.
Além disso, as funções de comercialização, como o Instagram Shopping, favorecem a troca de informações sobre compra e venda, se você não possuir ou não quiser usar esse mecanismo, tente deixar os valores, as formas de pagamentos e as formas de entrega disponíveis em algum lugar, sem que necessariamente alguém tenha que te contatar para solucionar essas dúvidas. A comunicação implica em compreensão, acessibilidade e transparência.
Devemos destacar também a identidade visual, que vem sido muito explorada como ferramenta de organização e também do branding, afinal tudo o que você escolhe para estar nas redes sociais, desde a paleta de cor até as imagens, transmite a informação, isto quer dizer que você precisa estar consciente do que está publicando, qual o impacto de um texto? Quais relações podem ser feitas a partir do material que você está postando? O ideal é que essas questões passem por uma reflexão e por uma decisão da sua parte, o que você quer compartilhar? E mais importante, como?
A sua mensagem artística é aquilo que você faz, os motivos das criações, as suas ideias que tomam formam a partir da arte, as inquietações perante o mundo, a maneira como você vive, as leituras que faz, os programas que assiste. Tudo o que te acontece no dia a dia enquanto ser humano, alimenta a sua prática artística, e pode compor os seus posicionamentos nas redes sociais.
Por isso, quando estiver no mundo virtual não pense que apenas postar a foto do produto cultural que você acabou de fazer basta, cada vez mais o público se envolve com a pessoa que está do outro lado do post, assim se faz necessário construir pilares que vão dar suporte e força para a divulgação dos seus trabalhos.
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais, e não esqueça de acompanhar as nossas redes no Instagram, LinkedIn, Twitter e Facebook.