Quando o tema é comunicação, tendemos a pensar que apenas o que falamos e o conteúdo escrito que produzimos é o que estabelece uma ponte entre o interlocutor e o ouvinte/leitor. Porém, com avanço da internet e dos perfis profissionais em redes sociais, outros aspectos começaram a ter relevância no diálogo entre artistas e público.

A importância das cores, por exemplo, sempre foi pensada e estudada no marketing, considerando o impacto da visualidade nas emoções humanas, mas agora a paleta de cores não é apenas usada por grandes marcas e empresas.

Muitos profissionais que estão no mundo digital voltaram suas atenções para esse campo e se dispuseram a compreender como uma cor, uma imagem e uma estética, passa uma mensagem e pode inclusive atrair um determinado perfil de público.

As cores podem se associar e transparecer um comportamento específico, marcas que desejam um ar de criatividade e imaginação podem se utilizar do roxo, e assim por diante, cada cor relaciona-se com um pensamento, uma inspiração, dessa maneira você precisa definir o que deseja transmitir para poder escolher qual grupo de cor vai te trazer essa aura.

Por isso, quando focamos nosso conteúdo sobre branding artístico insistimos tanto para que os artistas elaborem suas estratégias de posicionamento e reflitam sobre seus pontos fortes. O que suas produções artísticas geram nas pessoas, quais os sentimentos, as vibrações, os questionamentos que a sua arte provoca? É a partir desse momento que você compreende como quer aparecer e ser lembrado!

A construção da identidade visual artística nas redes sociais

Mulher oriental com fome de ouvido trabalhando no notebook sobre a mesa

Construir a identidade visual não se restringe a paleta de cores, aqui vale também pensar e organizar qual a fonte que você usa, o tamanho da letra, os slogans e as imagens. Todos os símbolos que usamos na comunicação interferem na forma com que a audiência recebe o seu material e se relaciona com ele.

Para ter uma relação próxima com os seus consumidores você deve entregar para ele elementos que o aproximem, seja através de conteúdos instigantes, artes engajadas e facilidade no acesso a você e a sua produção. Ao ter todos os pontos das suas redes sociais planejadas e em prol de uma mensagem maior, você firmará uma assinatura no mercado artístico.

O branding pode transformar totalmente o seu alcance no mundo virtual e te abrir novos caminhos artísticos, possíveis parcerias, admiradores diferentes do que você esperava e também projetos inimagináveis. Por isso, vamos destrinchar um pouco a identidade visual e o que você deve reparar sobre cada tópico.

As fotos criam uma composição visual muito interessante que podem construir uma narração, então, não pense apenas nas imagens isoladas, perceba como elas podem se integrar e significar um percurso da sua vida profissional e das suas obras. Se atente para a qualidade das imagens e fotografias, como a luz e o foco.

Presença de formatos geométricos também comunicam, os quadrados são linhas que passam objetividade, racionalidade, consistência. Os círculos são mais relacionais, atemporais e de um caráter de continuidade, por fim, os triângulos prezam conexão, organização e articulação de pontos e ideias.

Tipografia, a fonte das letras deve ser sempre legível, de fácil percepção e assimilação, afinal estamos falando de facilitar uma identificação do público com você artista. Então, tudo o que você escrever deve ser convidativo para o leitor. Caso queira dar o seu toque, pesquise formatos e analise se uma letra mais rústica ou mais sofisticada se alinha com os seus valores e objetivos.

Não tenha medo de experimentar e se dedicar à pesquisa. No começo pode parecer difícil encontrar a sua voz nas redes sociais e conseguir ter um perfil coerente esteticamente com as suas metas, mas faz parte de um grande processo que inclusive vai impactar o seu pensamento criativo e artístico.

Pense no mundo virtual como uma extensão da sua vida e não algo à parte, assim vai ser mais fácil entender como você quer se fazer presente, por meio de quais ferramentas e visualidades!

A identidade visual do perfil de um artista é como uma porta para o mundo dele, como se o público pudesse espiar pelo olho mágico um pouquinho daquele universo gigantesco e potente, então, organize a casa para receber as visitas! Aposte no branding artístico e no marketing digital cultural.

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