O mundo digital tem aberto muitas portas para os artistas, alguns finalmente lançaram suas propostas artísticas e culturais para o mundo por meio da tecnologia e das redes sociais, outros continuaram os trabalhos que já desenvolviam na vida offline, agora de maneira remota e virtual, e assim, uma variedade de formas de arte tomou conta dos feeds e engajou o público.

Entretanto, constituir uma produção artística que tem como base de divulgação e relacionamento no universo digital não é uma tarefa simples e exige alguns cuidados.

Primeiro, você já deve ter compreendido a importância de se fazer presente nas plataformas virtuais, ter o seu nome em redes sociais, possuir um site, disponibilizar portfólio digital, e todas essas ferramentas que facilitam que você seja encontrado e contatado.

Então, enfatizamos que se propagar artisticamente nas redes sociais é aparecer, é se fazer visto, é buscar ter voz em meio às novas formas de acesso e consumo de arte e cultura.

Notamos cada vez mais que o mercado artístico engloba as dinâmicas de velocidade, instantaneidade e acessibilidade das tecnologias, assim os artistas devem se atentar e perceber como podem se mover com esse fluxo.

É mais que essencial entender como as redes sociais funcionam, como os números operam e quais os dispositivos que fortalecem os artistas no virtual, por isso, falaremos aqui de uma espécie de ecossistema, três pontos da cadeia que se conectam e se retroalimentam.


Ecossistema Digital: Networking, Vendas e Comunicação Artística

Três pessoas em pé observando uma exposição de caixas flutuantes

Vamos refletir sobre a comunicação! Como você tem buscado o diálogo com a sua audiência e como tem se posicionado para manter esse vínculo aberto e constante?

Quando falamos em comunicação devemos ter em mente que a nossa imagem transmite, a priori, um grau de abertura, um tom específico de voz e uma mensagem até, então foque em como você quer que as pessoas te visualizem e como você consegue deixar o seu perfil, o seu site, o seu portfólio digital, o mais convidativo e acessível para as pessoas.

As informações devem ser fáceis de achar, além de específicas, tais como links e páginas de onde visualizar os seus produtos, formas de conversar diretamente com você como e-mail, whatsapp, direct e preços, incluindo frete, seguros, certificados.

Esse ponto da comunicação já puxa as vendas, reparou? Uma comunicação efetiva que se antecipa e responde possíveis dúvidas, deixa o processo de aquisição de obras e produtos artísticos e culturais menos complexo e penoso.

Encurtar as distâncias entre artista, obra e público é um passo importante do trabalho de marketing digital e de branding artístico. Por isso, tenha uma excelente organização que ofereça suporte para quem chega até você, o que essa pessoa vai receber de primeiro impacto? A que material ela terá acesso? Quais as primeiras informações ela absorverá de você?

Essa relação que vai se construindo também gera e amplia a rede de contatos e a partir disso o networking ganha corpo e se transforma em um aliado dos processos anteriores de comunicação e venda.

A partir da sua posição no mercado, dos seus objetivos artísticos e de como você alinha seus propósitos de sustentabilidade, é possível estabelecer parcerias, visualizar potenciais investidores, compradores e colaboradores.

Uma próspera divulgação artística empenha cada um desses pontos não isoladamente, mas em conjunto, conseguindo conectar o público que chega no perfil online ou no endereço eletrônico e se identifica com você e sua conceituação artística aos produtos e serviços que você oferece.

Portanto, o vínculo não se cristaliza apenas no processo de compra e venda, mas sim propõe um espaço de admiração e fruição estética.

Em síntese, para melhorar a sua performance nas mídias digitais imagine que o público cruza um caminho até você e a sua produção cultural, o que você quer que eles encontrem nesse trajeto? Como você pode contribuir para ele chegar mais rapidamente? E tenha experiências mais agradáveis? Esse é o ecossistema digital, um círculo que combina posicionamento, comunicabilidade e relações.

Trabalhar com o digital envolve um pouco de domínio dessas ferramentas do marketing, por isso, nós da ArtCult produzimos essas dicas e insights para vocês refletirem e se aprimorarem na propagação da arte de vocês.

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