Uma das ferramentas mais eficazes para gerar alcance e maior reconhecimento para artistas visuais, artistas plásticos e galerias de arte em geral, é o meio digital. Segundo dados do “Online Art Trade 2019” a plataforma de mídia social do Instagram para o meio artístico segue como uma das favoritas, com 65% da escolha dos entrevistados.
A interação do público com as a arte mudou e abriu novas portas para que a visibilidade e o acesso às informações das galerias de arte se transformassem. O marketing digital tornou-se uma boa estratégia para fortalecer a comunicação e a divulgação das galerias, inclusive ao propiciar maior destaque nas ferramentas de busca pela internet, como o Google.
A adaptação das galerias de arte do meio off-line para o online transformou a experiência do usuário, mas também é fruto das mudanças sociais e culturais que vivemos todos os dias, e que traz um novo desafio para donos de galerias de arte manterem o mercado de arte aquecido. Segundo uma pesquisa realizada pela “European Fine Art Foundation” mostrou que as pessoas hoje se relacionam de forma diferente com a arte. Isso nos faz repensar a forma como as galeria de arte atingem o seu público-alvo, visto que em grande parte, seus esforços dedicam-se a vendas privadas, feiras, leilões e as vendas on-line.
Tecnologia e Arte
O avanço da tecnologia e a forma como as pessoas lidam com ela está tornando a arte menos estática e com isso, cada vez mais, é necessário fazer uso de ferramentas digitais para gerar valor e visibilidade para as galerias e obras de arte, assim como a busca por soluções inovadoras para o mercado da arte.
Um bom exemplo disso é a criação do Mobart App. Criado na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM no Rio Grande do Sul, o aplicativo propõem a dinamização das relações entre as galerias de arte, clientes e as obras através da realidade aumentada, sendo capaz otimizar o tempo, reduzir custos e riscos, já que as galerias teriam todo o acervo ao alcance das mãos por meio do aplicativo que ainda está em desenvolvimento. Segundo a autora do projeto, Andrea Capssa “As simulações das obras nos ambientes são realizadas em tempo real, o que propicia uma maior aproximação entre o cliente e as obras. O aplicativo também gerencia o fluxo do acervo da galeria que o utiliza, favorecendo a comercialização em parceria, através de art dealers, curadores e demais agentes do mercado parceiros das galerias”
Para ajudar os galeristas a conquistarem maior espaço no meio digital, selecionamos cinco dicas importantes de marketing digital para artistas e galerias de arte que querem tornar o digital um meio de comunicação capaz de gerar sólida presença e autoridade na internet.
Como divulgar Galerias de arte com marketing digital
Com o intuito de ajudar a estratégia digital para galerias de arte, a ArtCult selecionou cinco dicas que podem ser usadas nos diversos canais de mídia disponíveis:
- Estabelecer uma estratégia de comunicação mais assertiva com o seu público de interesse com foco na construção de autoridade que englobe todo o território da sua galeria de arte.
- Ter conteúdos com foco na interação do público com os artistas, através da divulgação das obras de arte, eventos e dados sobre o mercado cultural.
- Tornar o site da sua galeria otimizado de acordo com as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento dentro dos principais mecanismo de busca da internet.
- Desenvolvimento da identidade visual da sua galeria de arte através de um bom planejamento visual no feed das redes sociais, tornando-o mais atrativo esteticamente.
- Foco na produção de conteúdos para o seu site e mídias sociais, que entreguem informações relevantes para investidores, colecionadores e amantes das artes em geral.
Com a divulgação das galerias de arte no meio digital, é possível ampliar a visibilidade das obras de arte e gerar compartilhamento do portfólio dos artistas envolvidos a nível global.
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