Aumentar a presença online das galerias de arte tornou-se uma tendência mundial e que teve início aqui no Brasil nos anos 2000, quando antecipando a concorrência, muitos galeristas seguiram para a web, proporcionando um novo relacionamento com a produção artística e descobrindo maneiras de como impulsionar as vendas de obras de arte no meio digital.

Se galeria está online, existe uma relação mais atemporal com a arte. Ao visitamos o seu site, podemos escolher o dia, a hora, como e quando queremos ver as obras e ainda navegar por diversos caminhos através dos hiperlinks da home. Com isso, é possível proporcionar um novo olhar para o estilo dos artistas e dar mais atenção aos detalhes do acervo, sem a pressa de estar em um espaço físico, que tem horário para abrir e para fechar.

A internet permite aos usuários acessarem conteúdos que lhes interessam com notável fluidez, e esse cenário pode ser muito positivo para galerias de arte conseguirem alcançar maior visibilidade e se fortalecerem como canais de conteúdo relevante para visitantes, clientes em potencial, colecionadores e artistas.

A arte por meio do marketing digital

A interface com os clientes torna-se mais rápida e objetiva quando uma galeria de arte tem um site responsivo, isto é, quando ele atende aos critérios de qualidade e relevância para os mecanismos de pesquisa na internet, como o Google. É importante considerar a criação de um site que seja rápido para mobile e que contenha formulários que permitam que o visitante possa se cadastrar e entrar em contato facilmente com a galeria. Além disso, é possível otimizar os relacionamentos com o seu público-alvo, mantendo-os sempre bem informado sobre a galeria através das redes sociais como o Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, entre outros.

Criar pontes entre artistas e colecionadores é primordial, transformando o site em um canal de negócios, onde a plataforma tem o poder de trazer pessoas interessadas em arte, dando-lhes a oportunidade de receber informações mais completas, antes mesmo de visitarem a galeria e efetuarem uma compra. Outra questão interessante é que os pontos de contato dos clientes com as galerias de arte se ampliam quando se está presente na internet, fazendo com que o galerista possa compreender melhor quem é seu público e qual é o seu comportamento de compra. Através de métricas de marketing digital é possível saber exatamente como o visitante conheceu a galeria de arte, quem é esse cliente em potencial e através de uma boa estratégia digital, fazer com que ele se fidelize cada vez mais, tornando-se um propagador do nome da própria galeria.

Para ajudar galeristas a alcançarem notoriedade na web, gerar valor para o mercado de arte e impulsionar suas vendas, a ArtCult selecionou cinco dicas importantes de marketing digital para galerias de arte.


Como impulsionar as vendas de obras de arte no meio digital

  • Tenha um portfólio online com o valor das suas obras:

Trabalhe a arte visualmente, use imagens, vídeos, exponha no digital em alta resolução e com todas as descrições das obras. Enriqueça o seu catálogo online com informações sobre o acervo, publicações oficiais, entrevistas, releases e outros materiais de mídia que façam o público saber mais sobre a galeria e os artistas que ela representa.

  • Escreva a sua biografia:

Conte sobre a história institucional da galeria de arte, mostre suas mudanças através do tempo e fale sobre as diversas experiências com profissionais da arte que enriqueceram a trajetória da galeria. Use da criatividade para transmitir isso ao público, invista em uma boa apresentação visual nas mídias digitais e deixe seus dados de contato acessíveis e fáceis de serem encontrados.

  • Use as redes sociais a seu favor:

Estamos oficialmente na era das lives. Use as diversas ferramentas de marketing para artistas que o Youtube, Instagram, Facebook, Twitter, entre outras redes tem a oferecer. Conte histórias por meio dos stories, crie clipes de teaser, mostre cenas dos bastidores das montagens da exposição. O Instagram é uma das maiores plataformas visuais da atualidade, por isso invista em conteúdo de qualidade, elabore destaques no instagram com as obras de cada artista, interaja com a sua audiência por meio de enquetes, perguntas, jogos e tire desses dados insights interessantes para a criação de conteúdos futuros, como também, para entender melhor quem é seu público.

  • Faça Networking:

Galerias que interagem com seu público, artistas, mídia e instituições culturais nas redes sociais têm maiores chances de trocar audiências, aumentar sua visibilidade online e construir pontes para futuras parcerias e contatos interessantes no mundo das artes. 

  • Social Ads:

O Instagram e o Facebook juntos possuem as melhores ferramentas de publicidade para geração de valor e reconhecimento para artistas em meio aos seus 2,27 bilhões de usuários ativos mensais. Quando você publica nas redes sociais sem impulsionar, essa publicação alcançará apenas 3% da sua fanbase (pessoas que interagem com sua páginas e perfis nas redes) o que torna as campanhas de redes sociais imprescindíveis para atingir grandes audiências.

É necessário manter boas conexões com feiras de arte. A SP-Arte é uma das principais feiras do circuito de arte brasileiro e funciona como uma plataforma dinâmica intermediadora entre curadores, artistas, galerias e amantes da arte com a arte. A SP-Arte consagrou-se como produtora cultural com a ação em três frentes no mundo da arte: a SP-Arte que é um dos principais eventos do circuito da arte hoje em dia e que acontece sempre em abril, a SP-FOTO dedicada ao trabalho fotográfico no Brasil e a SP-365 sua plataforma digital. Já no Rio, temos a Feira de Arte Internacional do Rio de Janeiro, que também funciona como uma plataforma de arte e marketplace, com a venda de obras de arte online, agenda cultural, entre outras atividades culturais durante todo o ano, direcionadas para colecionadores, galerias e artistas no geral. 

A Artcult realiza o serviço de assessoria de marketing digital para galerias de arte e projetos culturais. Caso você queira uma consultoria personalizada, entre em contato através do nosso site. Não se esqueça de visitar as nossas redes sociais do Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

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