Hoje em dia diversos artistas são responsáveis pela própria divulgação de suas obras, utilizando-se das mídias digitais de forma independente, sem o auxílio de galerias ou instituições culturais. Os chamados artistas independentes (que não são representados por galerias) buscam empreender e viver da própria arte e assim, obter o reconhecimento e a visibilidade de seus trabalhos. Não somente estes artistas, mas também aqueles que têm os seus trabalhos exibidos em exposições e centros culturais sabem da importância do alcance digital e como ele pode ajudar a fazer com que mais pessoas conheçam cada vez mais o seu trabalho.

Se você quer entender melhor como realizar a divulgação da sua obra e do seu ateliê nas redes sociais, continue acompanhando o nosso artigo de hoje! Separamos cinco dicas de marketing digital para você empreender e viver da própria arte.


Os primeiros passos no meio digital

Como artista, você sabe que não é possível viver apenas da produção da arte, mas sim da sua promoção e consequentemente da sua venda. Mas para isso, é necessário alcançar o público ideal que tem interesse por seu estilo e por suas obras, estabelecer conexões emocionais com o este público e trazê-lo mais para perto do seu universo de criação. Quando adquirimos uma obra de arte, diversos pontos passam pela nossa mente. Muitas vezes, ficamos em estado de encantamento ao presenciar uma obra e automaticamente, criamos laços de afinidade com o artista ou com o tema que ele representou através do apelo visual.

Um dos primeiros passos para viver da arte é utilizar-se das ferramentas digitais para facilitar o acesso dos clientes em potencial ao seu processo criativo. O produto da arte, dentro do mundo das galerias e das feiras de arte, por muito tempo foi considerado um estereótipo, um artigo de luxo, incompreensível, ou até inalcançável para algumas pessoas. Entender a história do artista, saber sobre suas influências e suas maneiras de criar suas obras pode auxiliar a desmistificar esse viés e aumentar a proximidade com pessoas que se identificam de alguma forma com o universo artístico, se interessam por um determinado estilo de arte. Esse entendimento do artista e da sua criação pode atrair pessoas que desejam, inclusive, tornarem-se colecionadoras, mas não sabem muito bem por onde nem como começar.

Como as mídias digitais te ajudam a empreender e viver da sua própria arte

  • Agregue valor para suas obras

Você com certeza já deve ter ouvido falar de Warren Buffett, um famoso investidor americano que acumulou um patrimônio de US$ 87,1 bilhões. Segundo ele, “Se você possui um talento verdadeiro e investe em maximizar esse talento, você tem um ativo fantástico nas mãos.” Todo artista passa por momentos de introspecção e imersão para criar sua obra. Conseguir transportar a magnitude da sua criação e das suas ideias para a sua obra, é algo importantíssimo para agregar valor à sua arte. Por isso, use das ferramentas das redes sociais, como o Instagram, que explora de maneira estratégica o apelo visual para atingir milhares de pessoas ao redor do mundo que podem ter acesso ao seu conteúdo todos os dias. Crie sua própria galeria virtual, conecte-se com o público e conte detalhes e curiosidades sobre as suas obras.

  • Explore as informações que as ferramentas digitais tem a oferecer

A chave para entender sua audiência é explorar como funcionam as métricas das páginas pessoais do Facebook e dos perfis comerciais e de criador de conteúdo do instagram, por exemplo. Muitas pessoas não acessam essas páginas de dados que são ricas de insights importantes para ajudar na divulgação da arte ou até para estabelecer um objetivo comercial. Ao começar suas postagens, as ferramentas contabilizam e retém dados importantes sobre os visitantes, ajudando na personalização de conteúdo para tornar-se cada vez mais relevante e distribuído nas mídias. Explore o Facebook Audience Insights e também as informações da sua conta no Instagram.

  •  Exponha sua arte nas galerias online para artistas

Ter sua obra em um espaço virtual e acessível para o mundo pode ser muito positivo para o artista. Com espaços para contar a sua biografia, expor seus trabalhos em alta resolução, fazer parte de um acervo virtual e ainda proporcionar a interação e o compartilhamento de suas obras, a galeria de arte online funciona como uma ponte entre a sua arte e o público. A Artluv é uma delas e funciona como uma verdadeira plataforma integrada e pessoal para cada artista. Ao acessar um determinado perfil, é possível encontrar todo seu histórico de arte, informações sobre suas exposições, sua localização, prêmios conquistados, vídeos e imagens do seu trabalho, seus contatos e ainda a verificar a precificação de suas obras. Nos próximos posts, iremos aprofundar mais sobre o universo das galerias online existentes em todo mundo, por isso, continue acompanhando as nossas publicações do blog da ArtCult.

  • Invista na apresentação do seu trabalho

O Instagram e o Facebook querem oferecer a melhor experiência para o usuário, e por isso, seu algoritmo valoriza muito a postagens de vídeos. Faça um teste: publique uma imagem e em outra postagem, publique um vídeo. Você irá notar que o alcance (quantidade de pessoas que visualizaram) é muito maior no vídeo. Por isso, é primordial que você apresente um conteúdo audiovisual de qualidade para quem acompanha o seu trabalho e, além disso, é indispensável que mantenha a constância de suas postagens. As postagens que possuem maior engajamento, isto é, likes, salvamentos, compartilhamentos e comentários, possuem grandes chances de aparecem na aba Instagram Explore (aquela lupa que fica na barra principal de navegação) um mecanismo de curadoria da própria rede social e que entrega sua postagem para pessoas que possuem o perfil parecido com as que já te seguiam. Se você conhece a plataforma do Pinterest, deve ter notado que artistas e até galerias estão presentes, proporcionando ao visitante criar pastas de interesse conforme a sua busca. É possível escrever uma mini bio e divulgar o seu site por lá também. A loja do MoMA (The Museum of Modern Art) possui um perfil super interessante por lá, que ajuda na apresentação e na divulgação de seus produtos, criando mais proximidade com o público-alvo.

  • Divulgue sua arte 

Estabelecer uma interação maior com seus seguidores, visitantes da sua página, apreciadores de suas obras e com a mídia é fundamental. Compartilhe suas narrativas criativas, faça a divulgação do trabalho de outros artistas através das redes, seja um verdadeiro propagador da sua arte e alimente a expectativa das pessoas que querem conhecer cada vez mais o seu trabalho. Frequente feiras, eventos e vernissages que envolvam arte e cultura e permita que as pessoas possam conhecer o seu universo artístico. 

Se você gostou deste post, recomendamos que leia o post “Medidas de incentivo à cultura em meio ao coronavírus” que pode te dar boas dicas de como caminhar nesse momento de afastamento social em meio à pandemia do coronavírus. São diversos editais divulgados por todo o Brasil, em prol do desenvolvimento e do fomento da arte.

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