Com certeza você já acessou um marketplace alguma vez na vida. Desde 2012 aqui no Brasil, plataformas que funcionam basicamente como um “shopping virtual”, transformaram a nossa forma de pesquisar, analisar, avaliar e comprar itens na internet. Shoptime, Americanas, Walmart, OLX e Mercado Livre são sites visitados todos os dias por consumidores e interessados em adquirir alguma coisa, desde artigos de primeira necessidade até itens de luxo.

De acordo com a pesquisa UPS Pulse of the Online Shopper 2019, somente no Brasil, 95% dos consumidores que compram online, utilizam-se de marketplaces. Durante a sua jornada de compra, o consumidor encontra facilidades dentros destas plataformas para comparar preço, qualidade, entrega, mas principalmente, acompanhar e medir a confiança dos marketplaces, através das avaliações das pessoas que já compraram antes. A confiança, é um dos principais pontos para fechar qualquer negócio online.

Mas hoje, vamos falar sobre outro tipo de marketplace. Continue acompanhando o texto do blog da ArtCult, para entender melhor quais são os marketplaces de arte e as galerias digitais que mudaram a forma com a qual pesquisamos artistas, obras e como lidamos com o consumo da arte.

Os Marketplaces de Arte

A internet impulsionou o mercado de venda de arte no mundo todo, e aqui no Brasil não foi diferente. Em meados de 2014, Wendell Toledo teve a ideia de vender alguns quadros de artistas pela internet no mercado de arte brasileiro e, se deparou com um cenário onde, cliente e fornecedor não contavam com a expertise necessária para comercializar as obras de arte na web. Foi a partir desta realidade, que ele criou o ArtLuv, site que reúne diverso artistas, obras e notícias do mundo da arte, com foco na comercialização de obras de arte online.

Para atingir iniciados no mundos das artes, comerciantes, pesquisadores, colecionadores e amantes das artes, citamos aqui um dos marketplaces de arte brasileiro, o Blombô, que surgiu para diminuir essas distâncias e impulsionar a venda de obras de arte. O site traz a proposta de quebrar as barreiras da elitização do mercado de arte tradicional, funcionando como uma ponte entre o produtor de arte e o interessado na aquisição e, a partir do digital, ampliar o acesso dos interessados no mercado de arte brasileiro, com praticidade e credibilidade. Hoje a plataforma divide-se em artistas, artes visuais, fotografia, antiquariato, expositores e leilões. 

A partir das novas dinâmicas do mercado de obras de arte, o modelo de vendas se transformou e, com o digital, o comércio eletrônico deu saltos significativos. De acordo com o relatório Hiscox Online Art Trade Report de 2015 as vendas de arte online em 2015 alcançaram US $ 3,27 bilhões, aumentando 24% ano a ano e representando 5,1% do mercado de arte global.

As galerias digitais e a venda de arte online

Uma das galerias de arte online mais conhecidas no mundo é a Saatchi Gallery. Em seu site, encontram-se catálogos amplos a respeito de pinturas, desenhos, fotografias e obras de arte. Sua seleção fornece obras de artistas de todo o mundo, com uma variedade de preços disponíveis, para que colecionadores e artistas possam fazer negócio. Desde 2006, a proposta de venda de arte online só cresceu, vindo de encontro com o comportamento das pessoas que possuem cada vez menos tempo para visitar galerias físicas, comparar mostras ou mesmo participar de leilões de arte. O criador do site é Charles Saatchi, uma das personalidades mais poderosas do mundo das artes, conhecido por fazer disparar as carreiras de artistas como a de Damien Hirst.

Para o artista que tem interesse em fazer parte da plataforma Saatchi Art, é necessário criar um perfil gratuito, fotografar o trabalho, fazer o upload das fotos e completar o perfil. A Saatchi Art tem artistas de mais de cem países e cerca de mais de doze milhões de visualizações por mês nas páginas do seu site.

Além de colecionador de arte, o criador da Saatchi Gallery é publicitário e dono de uma das maiores agências de publicidade do mundo, a Saatchi & Saatchi, fundada em 1970. Seu amor e interesse em colecionismo de arte expandiu os seus negócios desde 1985, quando antes de entrar para o virtual, sua galeria de arte abriu as portas em Londres, transformando-se em uma importante catalisadora do universo artístico, com obras que chegaram a ser expostas no Museu de Arte do Brooklyn em 1999.

Voltando ao Brasil, a Art Soul surgiu como uma plataforma de arte capaz de aproximar os interessados em adquirir obras de arte e colecionadores, reunindo os acervos das principais galerias nacionais. Na plataforma, é possível encontrar obras de arte contemporânea e estabelecer contato direto com as galerias e profissionais especializados em arte. Em tempos de distanciamento social, nada melhor do que manter-se sempre bem informado a respeito do mercado da arte e, no site da Art Soul, é possível encontrar artigos, notícias e vivenciar exposições virtuais.

Nos marketplaces de arte direcionados para artistas independentes, encontramos diversos fornecedores e formas de divulgar o trabalho do artista, sem estar vinculado à uma galeria, servindo como uma conexão principalmente para artistas independentes ou em início de carreira. Já as galerias digitais podem representar os artistas que são divulgados em seu site e muitas delas também oferecem a possibilidade do colecionador de participar de feiras que expõem seus acervos. A galeria de arte online Trapézio por exemplo, possui serviços de consultoria gratuita e online no intuito de ajudar o comprador a entender qual a melhor obra indicada para sua coleção, de acordo com o viés que procura e do ambiente em que e deseja expor a obra. Como produtora cultural, SP-ARTE hoje consolidou-se em uma das principais feiras do mercado de arte, além disso, possui a Feira de Fotografia de São Paulo SP-FOTO e conta com uma plataforma digital para expor e comercializar obras, estabelecendo parcerias com galerias para atingir colecionadores e clientes em potencial.

Se você é artista e interessa-se pelo assunto de divulgação e vendas de obras no digital, saiba que a ArtCult é uma Agência de Marketing Digital Cultural, especializada no nicho artístico e cultural. Em outro texto, damos dicas digitais para artistas que querem empreender e viver da própria arte – para ler o post basta clicar aqui. Compartilhe o texto nas suas mídias sociais e não deixe de acessar as nossas mídias digitais no Instagram, LinkedIn, Twitter e Facebook para manter-se sempre bem informado.

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