O post de hoje do blog da ArtCult pretende levantar dados importantes a respeito das instituições culturais e dos museus. Continue lendo para entender melhor sobre a importância do planejamento estratégico de comunicação para museus e instituições, que compreende ações voltadas às dinâmicas com o público, seu acervo, exposições, ações educativas e socioculturais.
O que é um museu
De acordo com a Lei nº 11.904, criada em 14 de janeiro de 2009 e que estabeleceu o Estatuto dos Museus, diz-se museu as “as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, à serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.” Do ponto de vista de instituição, o museu engloba diversas áreas que se complementam entre si e que correspondem às dinâmicas institucionais: gestão pública, acervos, exposições, culturais e educativas, de pesquisa, conservação arquitetônica-urbanística e patrimonial, segurança, financiamento e fomento, comunicação socioambiental e acessibilidade universal.
Um bom planejamento estratégico para museus torna-se capaz de impulsionar suas ações, trabalhos e objetivos para alcançar o seu público-alvo, potencializar a sua visibilidade e estimular a formação de público para a Instituição.
Voltemos a um dos pontos cruciais para um museu: seu acervo. Aqui destacamos a importância dos processos técnicos e de gerenciamento que aquela instituição possui, e que incluem sua bases bibliográficas e de origem arquivista. Lá estão todas as informações das coleções de caráter artístico, científico, fotográfico, documental e histórico de um museu ou instituição.
Outro ponto importante são as exposições, que abrangem a utilização e a organização de todos os espaços que um instituição ou museu possui, dentro e no seu entorno e que podem ter um caráter de curta ou de longa duração. Sem o trabalho minucioso dos acervos, não teríamos as exposições. Além disso, as ações educativas e culturais de um museu ou instituição cultural são de extrema importância para a comunidade na qual está inserido e suas ações refletem nas articulações dentro e fora do museu, influenciando a educação e construção de narrativas históricas para toda a sociedade.
O importância dos museus e das instituições culturais para a cultura
A palavra museu originou-se na grécia Antiga, Mouseion designava o templo das nove musas ligadas aos ramos das ciências e artes, todas filhas de Zeus e com Mnemosine, uma divindade nórdica. O intuito era de preservar locais para a contemplação de estudos literários, científicos e artísticos. Já no século XV, o ato de colecionar objetos oriundos de travessias e viagens tornou-se moda na europa e as primeiras coleções principescas de objetos (financiadas por famílias nobres) começaram a somar com tesouros, curiosidades provenientes da América e da Ásia e da seleção de obras de arte da antiguidade.
O tempo foi passando e os Gabinetes de Curiosidade e as coleções científicas, que simbolizavam o poderio econômico e político, começaram a ser chamadas de museus. Essas coleções, que se formaram entre os séculos XV e XVII, reuniam objetos e seres exóticos, primeiramente no intuito de saciar curiosidades. Com o tempo, as coleções foram ficando mais especializadas e voltaram-se para objetos de pesquisa, ciência pragmática e utilitária.
Mas o conceito mais atual de museu somente teve início em meio à conjuntura da Revolução Francesa, destinando-se a um viés de proteção ao patrimônio francês, com ações técnicas e jurídicas, decretos e instruções sobre os procedimentos de preservação e patrimônio.
Hoje as instituições culturais e os museus possuem dinâmicas diferentes e de acordo com cada nação. onde o equipamento cultural está situado. Do ponto de vista cultural, sua importância somente cresceu ao longo do tempo. Preservar a história e a memória do ser humano é uma missão importantíssima, capaz de estabelecer conexões duradouras pela história do tempo. Um museu traz aspectos do passado, presente e futuro, que são essenciais para influenciar as ações no presente e ainda influenciar as gerações futuras.
O planejamento estratégico de comunicação para museus
Toda instituição cultural e também os museus deveriam investir em uma boa estratégia de comunicação de curto e longo prazo pensando na interação com o seu público visitante, principalmente em suas redes sociais. Quando entendemos as dinâmicas que ocorrem nas instituições e como elas podem acrescentar culturalmente em nossas vidas, criamos uma conexão pessoal com as atividades museológicas, tornamos a cultura mais próxima das nossas vidas e agregamos conhecimentos culturais e/ou artísticos em nossas rotinas.
Lembramos que, em plena pandemia de covid-19, muitas instituições tiveram que reinventar a sua presença e estratégia de comunicação para levá-la ao digital. Com as instituições e museus fechados, a divulgação das informações, ações e até as exposições, tornaram-se virtuais. Um bom exemplo é o site Google Arts & Culture que permite a visualização das obras de artes e até fazer uma visita aos museus de todo o mundo virtualmente.
Quem visitou ou tem vontade de visitar os espaços físicos de uma instituição ou de um museu mantém dinâmicas tecnológicas em suas rotinas de forma expressiva, atuando seja como um consumidor das informações que recebe das instituições por meio do seu site ou das suas redes sociais, como também um produtor de conteúdo, capaz de dar às instituições e museus mais visibilidade, engajamento e alcance para a sua marca cultural.
Ter presença digital cultural no mundo em que vivemos hoje tornou-se prioridade número 1 para qualquer museu ou instituição cultural. Se você não está online, não produz conteúdo, não atrai ou interaje a sua audiência, com certeza o seu nome não será lembrado. Os equipamentos culturais tem muito a oferecer socialmente e artisticamente para as pessoas, cabe à elas estabelecer e fortalecer o vínculo através de estratégias comunicacionais assertivas e que vão de encontro com a sua missão, visão e posicionamento cultural.
Se você deseja entender melhor como posicionar uma marca cultural no digital, entre em contato com a ArtCult. Somos especialistas em Marketing Digital Cultural para o nicho artístico e cultural. Não deixe de acessar as nossas mídias digitais no Instagram, LinkedIn, Twitter e Facebook para manter-se sempre bem informado.