Os profissionais da cultura podem encontrar a partir da abertura de novos editais para artistas visuais, oportunidades para continuar os seus projetos artísticos. Os chamados editais de artes visuais emergenciais, lançados por iniciativas privadas e por governos estaduais e municipais, estão colaborando na promoção e movimentação da economia criativa para os diversos agentes da cultura, em prol da arte e suas atividades culturais. Se você é artista, saiba que a ArtCult separou uma lista completa de informações com os principais editais de artes visuais abertos em 2020 para que você possa se preparar e participar! Continue acompanhando o texto para saber mais informações!

PROAC – Edital Nº 16/2020 – Conteúdo de Cultura Popular, Tradicional, Urbana, Negra, Indígena E LGBTQI+ para exibição online

Entre os editais de artes visuais, este é o mais acessível para projetos com menor porte, o Edital PROAC Nº 16/2020  visa apoiar conteúdos de audiovisual sobre Cultura Popular, Tradicional, Urbana, Negra, Indígena e LGBTQI+ para exibição online.

Quem pode participar deste edital?

Proponente pessoa jurídica que comprove sede há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo, contados do último dia do período de inscrição, e área de atuação compatível com o objeto deste edital, tendo como objetivo atividades culturais e de interesse público e social.

Proponente pessoa física maior de 18 (dezoito) anos no momento da inscrição e que comprove domicílio há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo contados do último dia do período de inscrição.

Data de inscrição 

Inscrições até 09/09/2020.

Como faço para inscrever meu projeto?

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente através da plataforma de inscrição Prosas.

Clique aqui e acesse o link para inscrição de pessoa física.

Clique aqui e acesse o link para inscrição de pessoa jurídica.

Qual é o valor do incentivo?

R$ 25.000,00.

Qual é o valor total para o concurso?

 R$ 1.500.000,00.

*Importante: 
Não se esqueça de ler todo o regulamento do edital antes mesmo de se inscrever. Seja sempre claro(a) e objetivo(a) ao realizar a descrição do seu projeto e, principalmente, atente-se a enviar todos os documentos requeridos de acordo com regulamento do Edital.

Acesse aqui os parâmetros específicos e os anexos do edital PROAC.

EDITAL PROAC Nº 09/2020 – PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÕES INÉDITAS DE ARTES VISUAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Este é um concurso do Programa de Ação Cultural – ProAC Expresso Editais destinado aos projetos que visam a produção de exposições inéditas de artes visuais, a serem realizadas no Estado de São Paulo.

Quem pode participar?

Proponente pessoa jurídica que comprove sede há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo contados do último dia do período de inscrição, e área de atuação compatível com o objeto deste edital, tendo como objetivo atividades culturais e de interesse público e social. Valor do incentivo: R$ 100.000,00.

Proponente pessoa física (exclusivamente para inscrições de proponentes em primeiras obras) maior de 18 (dezoito) anos no momento da inscrição e que comprove domicílio há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo contados do último dia do período de inscrição.

Valor do incentivo para proponentes ‘Primeiras Obras’: R$ 50.000,00.

Valor total para o concurso: R$ 1.000.000,00.

Sobre a data de inscrição

Inscrições até 09/09/2020.

Como se inscrever?

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente através da plataforma de inscrição Prosas.

Link de inscrição para proponentes na categoria Primeiras Obras / Pessoa Física no valor de R$ 50.000,00.

https://prosas.com.br/editais/7538-edital-proac-no092020-primeiras-obras-de-producao-de-exposicoes-ineditas-de-artes-visuaispessoa-fisica

Link de inscrição para proponentes na categoria Primeiras Obras / Pessoa Jurídica no valor de R$ 50.000,00.

https://prosas.com.br/editais/7539-edital-proacno-092020-primeiras-obras-de-producao-de-exposicoes-ineditas-de-artesvisuais-pessoa-juridica

Link de inscrição para proponentes na categoria Pessoa Jurídica no valor de R$ 100.000,00.

https://prosas.com.br/editais/7537-edital-proac-no-092020-producao-de-exposicoes-ineditas-de-artes-visuais

Como acessar o edital?

Acesse aqui o edital e seus anexos:
Parte I – Parâmetros Específicos
Parte II – Parâmetros Gerais
Anexos

EDITAL JORNADA DO PATRIMÔNIO 2020

Por meio do Departamento do Patrimônio Histórico e Coordenadoria de Programação Cultural, a Secretaria Municipal de Cultura anuncia o novo edital Oficinas e Palestras Online. O objetivo deste edital de artes visuais é substituir o edital Oficinas e Palestras, que previa atividades presenciais, anteriores à pandemia de COVID-19.

Quem pode participar?

Esse edital é direcionado a todos os agentes culturais, pesquisadores, educadores, artistas, moradores antigos dos bairros, mestres da cultura popular e tradicional, para proporem atividades nas modalidades OFICINA ou PALESTRAS que serão transmitidas pela internet através das redes sociais.

Data de inscrição

Os proponentes poderão se inscrever novamente nos novos editais até o dia 17 de agosto de 2020.

Como acessar o edital?

Acesse aqui edital.

Como posso fazer a minha inscrição?

Link para realizar sua inscrição: https://bit.ly/OFICINASPARALESTRAS_ONLINE_JORNADA2020

Para mais informações:

Acesse o site da Jornada do Patrimônio e se mantenha atualizado dos informes e comunicados: www.jornadasp.com 

Em caso de dúvida, envie um e-mail para: jornadadopatrimonio2020@gmail.com

EDITAL PRÊMIO FUNARTE RESPIRARTE

A Fundação Nacional de Artes está com processo seletivo para este edital de artes visuais, que faz parte do programa Funarte de Toda Gente. O Prêmio Funarte RespirArte promoverá seleção de atrações (de modo online) em vídeos para estimular a arte de vertentes culturais de todas as regiões do país. Com o Edital RespirArte, a Funarte pretende incentivar 1.600 produções artísticas em vídeo, inéditas, realizadas em plataformas digitais. As áreas alcançadas são: circo, artes visuais, música, dança, teatro e artes integradas. 

Sobre a premiação

A Fundação concederá 270 prêmios para cada uma das linguagens específicas e 250 para artes integradas, num investimento de R$ 4.072.000,00 (R$ 4 milhões para os projetos e R$ 72 mil para custos administrativos). Os prêmios serão de R$ 2,5 mil para cada contemplado (deduzidos os tributos).

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever, gratuitamente, brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos e pessoas jurídicas de natureza cultural – tais como produtoras, companhias ou grupos. Os participantes devem ter residência ou sede e atuação comprovadas no país. Todas as produções inscritas devem ser registradas em vídeos, formatados segundo critérios estabelecidos no edital e publicados em plataformas digitais de acesso público. O número de prêmios poderá ser ampliado, caso a Funarte venha a dispor de mais recursos.

Como acessar o edital?

Acesse o edital Prêmio Funarte Respirarte.

Período de inscrições 

Até 03/08/2020 às 17:59.

Como fazer a inscrição?

As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário online, para acessar clique aqui.

Critérios de participação por áreas artísticas

Serão aceitos neste edital os seguintes tipos de trabalhos:

  • Artes Visuais: Produções em diferentes práticas contemporâneas, como performance, vídeo de artistas, “videomapping” e arte sonora, entre outras; bem como nas demais práticas convencionais, como pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, entre outras, e suas “interfaces para veiculação em plataformas digitais”.
  • Dança: Para trabalhos nos diversos segmentos dessa linguagem.
  • Teatro:  Criações nas várias modalidades, tais como contação de histórias, teatro de bonecos, de fantoches, de sombras; e no formato de monólogo, leitura dramática, drama e humor, entre outros.
  • Circo: Produções nos diferentes tipos de artes circenses.
  • Música: Trabalhos em qualquer estilo e gênero musical.
  • Artes Integradas: Criações direcionadas, de forma integrada, para mais de uma das linguagens citadas acima.

SALÃO DE ARTES VISUAIS DE VINHEDO (SAV)

Acontece desde 1995 o Salão de Artes Visuais – SAV que ajuda a contribuir para a apreciação e disseminação das artes visuais em Vinhedo. Em seu 25º aniversário ele levará em conta não apenas o grau de perícia do artista, mas também as suas ideias criativas. 

Sobre as inscrições

Neste ano, as inscrições para o edital de artes visuais SAV serão única e exclusivamente online, tendo em vista a atual conjuntura do país e do mundo em relação aos cuidados durante a pandemia do COVID-19 ao facilitar o acesso por artistas de qualquer localidade do país, poupando-lhes do custo de deslocamento ou de envio da documentação.

Período de inscrições

Inscrições até 31 de julho deste ano. Além disso, diferentemente dos anos anteriores, não haverá taxa de inscrição para o SAV 2020, tornando-se gratuito.

Inscrições

Acesse: https://bit.ly/sav-vinhedo2020

Local para realização

A exposição será montada normalmente no Centro de Exposições e Galeria de Artes “Edilson Caldeira”. Caso a situação ainda não tenha melhorado o suficiente até o dia da abertura  para visitação presencial, será realizada uma abertura online, através de lives e plataforma online.

Para maiores informações, vide regulamento abaixo ou acesse o site da Prefeitura de Vinhedo em: 
https://www.vinhedo.sp.gov.br/cultura-e-turismo/chamamentos/

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (19) 3876-4182 ou 3876-5393

secitur@vinhedo.sp.gov.br

PRÊMIO CATARINENSE DE CINEMA 2020

O Concurso Prêmio Catarinense de Cinema é promovido desde 2001 pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) com o objetivo de fomentar o setor audiovisual no estado de Santa Catarina.

Quem pode participar?

Podem participar pessoas físicas e jurídicas domiciliadas e/ou registradas em Santa Catarina há, no mínimo, dois anos.

Quais são as modalidades do edital para os prêmios e as categorias?

  • Modalidade Produção: Produção de Longa-metragem Baixo Orçamento; Produção de Obra Seriada; Produção de Telefilme; Produção de Curta-metragem A; Produção de Curta-metragem B; Produção de Videoclipe;
  • Modalidade Desenvolvimento: Desenvolvimento de Projeto de Longa-metragem; Desenvolvimento de Projeto de Obra Seriada;
  • Modalidade Capacitação: Laboratório de formatação de projetos audiovisuais;
  • Modalidade Difusão: Festival de Cinema A; Festival de Cinema B; Festival de Cinema C; e Cineclube.

Como acessar o edital?

Acesse o edital do Prêmio Catarinense de Cinema 2020.

Como fazer as inscrições para o edital?

Até 23 de agosto de 2020 – via online. Não necessita de taxa de inscrição. As inscrições devem ser feitas pelo site cultura.sc.gov.br entre a 00h01 de 06/07/2020 até as 23h59 do dia 19/08/2020.

Sobre as premiações:

Serão R$5.000.000,00 distribuídos para projetos selecionados das treze categorias.

LUXEMBOURG ART PRIZE

O Prêmio de Arte de Luxemburgo visa revelar e promover artistas talentosos, que ainda não estabeleceram um perfil no cenário internacional contemporâneo. Sua função é descobrir artistas, amadores ou profissionais, sem limites de idade, nacionalidade ou local de residência. O Prêmio de Arte do Luxemburgo é uma oportunidade única para você penetrar no circuito internacional de arte profissional e finalmente ser visto pelos principais colecionadores particulares e institucionais.

Ao contrário de outros prêmios e shows de arte, o Prêmio de Arte de Luxemburgo é organizado por um museu europeu de primeira linha. Sua carreira assumirá uma dimensão internacional e sua produção artística terá uma chance justa de ganhar rapidamente consideração como essencial no mercado internacional de arte.

O Prêmio é destinado aos artistas que trabalham em uma ou mais das seguintes mídias: desenho, impressão, instalação, pintura, fotografia, escultura, mídia mista, arte decorativa (têxteis e materiais, vidro, madeira, metal, cerâmica, mosaico, papel ou outras técnicas).

Quais são os critérios de envio?

  • Não há limite de idade para envios 
  • Aberto aos artistas amadores e profissionais
  • Todas as nacionalidades são elegíveis
  • Aberto aos artistas de todos os países do mundo

Como participar?

Os artistas devem criar um Espaço para Candidatos no site do Prêmio de Arte de Luxemburgo e preencher o formulário de inscrição on-line. Tudo acontece no site do Prêmio de Arte de Luxemburgo. Somente serão aceitas inscrições enviadas on-line pelo Espaço Candidato do artista. Os candidatos podem atualizar e concluir seus envios on-line quantas vezes forem necessárias até o prazo final para envios.

Site para fazer a inscrição

Acesse: www.luxembourgartprize.com

Como funciona a inscrição?

A inscrição, preenchida totalmente on-line pelo Espaço do Candidato e deve incluir as seguintes informações:

  • Um perfil administrativo que contém informações pessoais, como nome e sobrenome do candidato, endereço para correspondência, endereço de e-mail, número de telefone e foto
  • Um perfil artístico que detalha, em particular, a abordagem artística e os elementos biográficos do candidato, bem como as fontes de inspiração 
  • Uma seleção de um ou mais trabalhos, não necessariamente no mesmo meio, com uma imagem de boa qualidade de cada trabalho para permitir que o comitê da seleção forme uma idéia, a mais precisa possível da prática do candidato.

A inscrição pode ser escrita no primeiro idioma do candidato, se for mais fácil. Os candidatos não devem enviar obras de arte originais para o Luxemburgo.

Taxa de inscrição

A participação no Prêmio de Arte do Luxemburgo depende do pagamento de uma taxa de inscrição a ser estabelecida on-line. O valor a pagar é exibido no espaço do solicitante e pode variar dependendo da moeda usada e do país de residência do solicitante. A taxa de registro é usada inteiramente para pagar pelos serviços da empresa de TI, o que garante o bom funcionamento do site e gerencia o envio eletrônico dos arquivos do aplicativo.

Quanto custa a taxa de inscrição?

Sua taxa de registro é determinada pelo seu país de residência (não sua nacionalidade) e exibida automaticamente pelo sistema.
As taxas de inscrição são as seguintes:
– Países da zona euro: 55 € + IVA

  • Suécia: 725kr + IVA
  • Dinamarca: 500DKK + IVA
  • Noruega: 800kr + IVA
  • Polônia: 300zł + IVA
  • Reino Unido: £ 60 + IVA
  • Suíça: 70 CHF
  • Canadá: $ 99 CAD
  • Japão: ¥ 8.000
  • EUA: US $ 75 USD
  • Rússia: 5.500₽ RUB
  • Ucrânia: 2.000 ₴ UAH
  • Israel: 290 ₪ ILS
  • Austrália: US $ 125 AUD
  • Coréia do Sul: 90.000 R KRW
  • Resto do mundo: US $ 75 (para todos os países não listados acima).

Esses valores são fornecidos apenas para fins informativos e podem ser alterados a qualquer momento. A zona do euro é o grupo de países que usam o euro como moeda nacional. Não inclui todos os países da Europa.
Ao pagar sua taxa de registro, não é possível escolher uma moeda diferente.

A taxa deve ser paga na moeda do seu país de residência. Se o seu país não estiver listado, a taxa será paga em dólares americanos. Você não será cobrado IVA se for um profissional com um número de IVA intracomunitário válido na Europa. O IVA será pago automaticamente por nós. Se você não é um profissional com um número de IVA válido, deixe o campo “Número de IVA” em branco. 

Nota: Um número de IVA intracomunitário começa com um código de país de duas letras e não é o mesmo que um número de identificação fiscal pessoal. Não insira seu número de contribuinte pessoal – ele não será aceito!

Para cada edição do Prêmio de Arte do Luxemburgo, você deve pagar apenas uma taxa de inscrição e pode adicionar ao seu arquivo pessoal o número de trabalhos que desejar, sem custo adicional.

Sobre as premiações

O vencedor do prêmio recebe uma quantia de € 50.000 (aproximadamente US $ 54.000 GBP45.000 CHF53.000 CA $ 76.000 JPY6.000.000) pagos em sua conta bancária. O vencedor é livre para usar esse dinheiro da maneira que achar melhor. Os finalistas do prêmio ganham uma exposição coletiva no Pinacothèque, um museu europeu no Luxemburgo. 

Quem paga os custos dos artistas?

Todos os custos associados à viagem e acomodação no Grão-Ducado do Luxemburgo para os artistas finalistas e outras pessoa (de sua escolha) serão pagos integralmente pela organização em 2020. Isso inclui transporte para obras de arte, passagens aéreas e de trem e pensão completa em hotel cinco estrelas.

A organização do prêmio irá estruturar as viagens de retorno para os artistas finalistas e seus companheiros de trem ou avião. Ele enviará os documentos de viagem aos artistas finalistas e seus companheiros nos dez dias anteriores à abertura da exposição coletiva dos artistas finalistas.

A organização também reservará quartos de hotel com base em ocupação dupla (cada artista com seu acompanhante).

Os candidatos são convidados a pesquisar o mais cedo possível se sua viagem ao Grão-Ducado do Luxemburgo exigirá um visto

Acesse:  https://maee.gouvernement.lu/en/services-aux-citoyens/visa-immigration.html 

O museu lembra que não é obrigatório viajar para o Luxemburgo se você for nomeado finalista. Se preferir, o museu enviará a você um certificado de finalista e / ou de vencedor pela Fedex.

Como o Comitê Artístico faz sua escolha?

O Comitê Artístico pode ser sensível aos seguintes pontos: a originalidade do trabalho, domínio técnico, coerência do trabalho, frescura, novidade, continuidade histórica, as referências artísticas, literárias, históricas, científicas ou filosóficas do seu trabalho, o mensagem transmitida, a poesia que emerge da obra.

O Comitê espera encontrar obras que foram produzidas em um momento único de graça vivenciado pelo artista no momento de sua criação. Esses momentos mágicos criativos são o que tornam um trabalho único e diferente de qualquer outro.enviadas on-line pelo Espaço Candidato do artista. Os candidatos podem atualizar e concluir seus envios on-line quantas vezes forem necessárias até o prazo final para envios.

Qual é o prazo para o envio de inscrições?

Os arquivos do aplicativo devem ser preenchidos on-line no espaço do candidato antes que a contagem regressiva exibida chegue a zero.

CONFLUÊNCIAS 2020 – 4ª EDIÇÃO

O Confluences of Art Festival convida artistas visuais da América Latina e, em geral, falantes de espanhol de qualquer parte do mundo para participar desta quarta edição, que ocorrerá no território virtual global. Este ano, o festival está adaptado ao cenário da pandemia atual, com uma versão experimental online/virtual . A convocação é para que os artistas de cada país participem de uma versão remota, onde a internet, o rádio e as redes sociais substituirão o espaço físico e de exibição.

Quem pode se inscrever?

O festival é dedicado às disciplinas de pintura, fotografia, audiovisual, instalação e performance. Serão incluídas propostas de conferências e workshops que enriquecerão ainda mais a experiência do Festival.  O convite é para artistas visuais da América Latina que podem enviar suas propostas para participar nos seguintes gêneros: pintura, fotografia, audiovisual (vídeo-arte e curtas-metragens, com duração de até 20 minutos), instalação e performance.

Onde posso me inscrever?

Acesse o site e inscreva-se: https://www.confluenciasdearte.com/convocatoria.html

Qual é a proposta do Festival Confluências 2020?

Este encontro entre artistas, gerentes culturais, ouvintes de rádio e usuários da Internet será dedicado ao assunto da influência  e reações íntimas, pessoais, culturais e artísticas à pandemia de Covid-19. Propomos explorar como a pandemia nos afetou como artistas e gerentes. O que aprendemos nesta crise? Como trabalhamos, compartilhamos e como nossa criatividade flui durante a quarentena? Como a percepção afetou nosso próprio trabalho, nosso ambiente e a nós mesmos? Que reflexões despertaram e como elas se incorporaram à nossa prática artística como um sinal inconfundível de nossas experiências?

A dinâmica do festival online

Nesta quarta edição, os encontros serão online, por meio das redes sociais como Instagram e Facebook e programas como o Hangouts para estabelecer conversas, workshops e conferências, além da experiência virtual dos trabalhos. Serão realizados contatos por rádio também nas cidades de artistas internacionais para expandir o alcance durante os dias 24 , 25 e 26 de setembro de 2020. Os trabalhos serãos em um ambiente intensivo de criatividade e proximidade, mesmo à distância, o que proporcionará uma experiência única aos artistas e visitantes do festival.

Sobre a seleção

O festival concederá 15 vagas para artistas ou grupos de artistas destinados a obras nas categorias de pintura, fotografia, audiovisual, instalação e performance. Os artistas selecionados terão o direito de participar de uma das seguintes edições presenciais do Festival (a seu critério), com a cobertura correspondente de hospedagem e alimentação habituais.

Quando serão realizadas as chamadas?

Inscrições abertas até 30 de agosto. A seleção oficial será publicada em 10 de setembro.

3º Edital OMA de Curadoria Edição Especial de Intervenções Externas – Edição 2020

Uma iniciativa da OMA Galeria, a OMA Cultural atua em diversas frentes voltadas para os artistas visuais, com intuito de aproximar a arte e a cultura do nosso cotidiano e, oferecer um espaço que está em constante busca pelo pensamento e conhecimento reflexivo.

A proposta do edital OMA de Curadoria segue a intenção de trabalhar jovens artistas, ao fomentar e promover o trabalho de pesquisa e curadorias de arte em desenvolvimento no Brasil, especialmente os desenvolvidos por jovens curadores. O edital se adequou ao presente momento em que vivemos e no cenário das restrições impostas pela

pandemia de coronavírus.

Objetivo do Edital

Selecionar 4 (quatro) projetos originais e inéditos, que nunca foi apresentado publicamente,não tenham recebido exposição ou publicação de qualquer espécie e que não tenham recebido premiações, e menções honrosas em outros editais ou concursos.

O edital visa valorizar projetos que estejam em sintonia com a proposta da galeria. Eles podem contemplar qualquer tipo de mídia, ser inclusive multimídia, qualquer forma de expressão artística, documental à artístico experimental, coletiva (máximo 3 artistas) ou individual.

Como se inscrever?

Inscrições abertas até 31 de julho de 2020 e feitas a partir do envio do material de inscrição para o e-mail contato@omagaleria.com e o envio da Ficha de Inscrição integrante deste regulamento e do material de inscrição. As inscrições serão efetivadas após a confirmação da galeria.  Cada participante pode inscrever no máximo 2 (dois) projetos. 

Sobre o material de inscrição

  • Ficha de inscrição
  • Breve currículo do proponente
  • Projeto curatorial, contendo itens obrigatórios.

*Itens obrigatório:

  • Título: que poderá ser utilizado em acordo com o proponente para elaboração da exposição.
  • Sinopse: entre dez linhas, um resumo do projeto curatorial  que exponha de maneira clara o conceito.
  • Apresentação da Proposta Curatorial: com até uma página, deverá desenvolver o conceito e argumentos que sustentem a proposta curatorial.
  • Nomeação dos artistas participantes: incluir breve justificativa para indicação de cada artista convidado e até 5 (cinco) imagens de cada um, para ilustrar o projeto. Juntamente com os nomes deve-se indicar os locais de residências dos artistas e dados para contato (endereço).
  • Descrição da Proposta Expográfica: com até uma página, deverá desenvolver a intervenção no espaço externo da galeria (paredes, piso, banco, calçada, janelas, porta e portão) e incluir se possível um desenho ilustrativo com o máximo de detalhes possíveis. Poderá ser  solicitado pela comissão de seleção, mais detalhes a respeito da intervenção.

Quem pode participar?

O concurso é voltado para jovens curadores de qualquer idade, profissionais que estejam nos primeiros anos da profissão e que buscam as primeiras oportunidades na área. Estão aptas a participar do concurso pessoas físicas, incluindo coletivos, de qualquer nacionalidade que tenham no máximo 5 (cinco) anos de atuação na área de curadoria. Os projetos devem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

Projetos coletivos devem ser restritos a no máximo 3(três) artistas. Não podem participar pessoas físicas que sejam parentes de pessoas envolvidas na realização desta premiação, nem pessoas físicas envolvidas diretamente na realização desta premiação.

Sobre os projetos selecionados

A contrapartida aos quatro proponentes dos projetos selecionados é a disponibilização de uma bolsa auxílio no valor de R$1.250,00 cada. É sugerido ainda aos proponentes uma divisão de valores entre curador e artistas envolvidos.

A bolsa auxílio equivale à aquisição dos direitos sobre o projeto para a sua execução. O título da proposta e o texto da apresentação podem ser aproveitados pela OMA Galeria em acordo com o proponente, na elaboração da intervenção e do texto de apresentação/curatorial, com os devidos créditos aos autores.

A contrapartida aos artistas envolvidos no projeto selecionado equivale a um auxílio para a produção das intervenções, objeto dessa ação, disponibilização das mesmas pelo período de exposição, e direito sobre exploração de imagem das mesmas para fim de divulgação do projeto com os devidos créditos aos autores.

Como será o processo seletivo

O processo seletivo terá duas etapas:

Habilitação: após receber a inscrição por e-mail, a organização do edital irá verificar a conformidade da documentação apresentada com os requisitos exigidos e confirmar a inscrição por e-mail aos proponentes. À medida em que forem habilitados os projetos inscritos passam a ser avaliados.

Seleção: os projetos habilitados serão avaliados por uma Comissão de Seleção convidada pela OMA Galeria para essa finalidade. Os projetos selecionados sairão da deliberação desta mesma comissão.

Critérios de avaliação

Originalidade, transversalidade, viabilidade prática e alinhamento com a proposta da OMA Galeria.

Divulgação dos resultados

O resultado final será divulgado no site OMA Galeria (www.omagaleria.com), por comunicação direta e e-mail para todos os participantes ao longo do mês de agosto. 

Agora que você já está por dentro do calendário de editais e prêmios para artistas visuais, aproveite e siga a ArtCult nas redes sociais como Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn para continuar bem informado(a) sobre arte, cultura e marketing digital cultural!

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