As redes sociais são responsáveis por terem mais de 3.8 bilhões de usuários pelo mundo e hoje são portas importantes para os artistas visuais que desejam entrar em contato com o público em geral, divulgar as suas obras de arte e receber insights valiosos. (dados do We Are Social 2020)
Para que você entenda melhor como elas podem te auxiliar na jornada das artes, hoje a ArtCult selecionou as principais redes sociais para artistas visuais estarem presentes e divulgarem suas obras. Acompanhe o texto!
Como as redes sociais podem ser relevantes para o artista
As redes sociais tornaram-se parte do dia a dia das pessoas, seja enquanto estamos a caminho de algum lugar, aguardando ser atendido, entre amigos, no encontro com a família, ou quando desejamos conhecer melhor alguém ou uma marca e instintivamente procuramos por sua mídia social.
A facilidade de acessar o Instagram, Facebook, LinkedIn ou outra rede social de qualquer lugar ou momento, pelo celular principalmente, faz com que utilizemos 40% do nosso tempo acessando as esses redes sociais. Nelas, pesquisamos por algo ou alguma coisa, mas também somos impactados com anúncios de marcas direcionados para nós, e com essas mesmas mídias, compartilhamos nossos dados sobre o que gostamos ou assuntos que nos interessam, como também fornecemos informações demográficas, de interesses, check-ins em lugares que visitamos, entre outros dados.
Mesmo convivendo com notícias como o do gigantesco vazamento de dados de mais de 50 milhões de usuários do Facebook, como o que aconteceu no escândalo da empresa Cambridge Analytica, que utilizou-se destas informações com intuito de realizar propaganda política utilizando-se de dados sigilosos, ou mesmo tendo que lidar com a falta de transparência e/ou compromisso com os dados/informações dos usuários de redes sociais como neste caso, isso não é um empecilho para que milhares de pessoas permaneçam ou comecem a fazer parte das redes sociais. Quando estamos presentes em alguma destas mídias, permitimos nos relacionar com o outro, o que é parte importantíssima do comportamento humano e que nos torna seres sociáveis.
Para o artistas visuais que desejam partilhar com o outro aquilo que possui na vida artística, estabelecer um relacionamento com outros artistas ou agentes do mercado da arte e, até mesmo, comercializar as suas obras, estar presente nestes canais de comunicação e relacionamento online tornou-se primordial.
Conheça quais são as cinco principais redes sociais para artistas visuais:
Instagram: a mídia é capaz de criar uma verdadeira “vitrine” virtual para diversas marcas e artistas visuais que hoje se beneficiam do seu layout. Uma curiosidade é que o design de seu scroll infinito (rolar da tela) foi desenhado propositalmente, como quando visitamos os shoppings centers, onde não sabemos muitas vezes que horas entramos e muito menos que horas iremos sair, o rolar da tela infinito induz a nossa mente a permanecer navegando e instiga o nosso gatilho de curiosidade em querer saber o que há de mais novo na rede social para ser visto. O Instagram faz parte do Facebook, e hoje é responsável por divulgar visualmente o trabalho de milhares de artistas visuais e de possibilitar a comercialização de obras através da função Instagram shopping.
Facebook: como já mencionada acima, a rede é dona da plataforma do Instagram e hoje conta com mais de 2 bilhões de usuários pelo mundo que fazem parte de eventos, grupos, compartilham conteúdos e se conectam com o outro. Para que o artista visual possa impulsionar sua arte e a visibilidade do seu perfil no Instagram com através de campanhas e anúncios patrocinados, por exemplo, é necessário que ele tenha uma conta no Facebook.
Pinterest: a rede social permite acessar conteúdos que ajudam diversas pessoas a encontrarem informações práticas e referências visuais sobre arte, decoração, moda entre outros assuntos, tornando-se um grande catálogo online sobre tudo o que você puder imaginar. Como artista, é possível criar um visual bastante atrativo e relacionar-se com outros perfis de artistas visuais ao redor do planeta, para criar mais relevância e conexões mais próximas com as pessoas, construindo a sua comunicação por meio da mídia e tornando-se referência em sua habilidade.
LinkedIn: é hoje uma rede que destaca-se para os meios corporativos, pois permite que o artista fale sobre a sua trajetória profissional com outras pessoas de diversas áreas do mercado de trabalho e, isso gera a possibilidade de dinamizar relações, produzir artigos sobre arte e cultura, além de promover o networking. Uma rede especialmente indicada para o artista que gosta de escrever.
Youtube: o segundo site mais acessado em todo o planeta, que perde apenas para o Google, o Youtube permite que as pessoas assistam conteúdos em vídeo, e representa 90% do conteúdo mensal consumido por pessoas entre 16 e 64 anos. Na área artística, ter um canal no Youtube mobilizou a indústria cultural, especialmente aqui no Brasil onde temos com o exemplo o Canal do Itaú Cultural, que promove a arte e a cultura, e publica periodicamente conteúdos sobre artes visuais, literatura, música, tecnologia, audiovisual e etc. Um artista multimídia pode se beneficiar, e muito, ao utilizar-se desta plataforma disponibilizando e facilitando o acesso as suas criações.
As redes sociais, se utilizadas com sabedoria e de acordo com o seu propósito, podem alavancar a carreira e a visibilidade do artista em proporções internacionais. Agora que você já está mais por dentro do assunto, aproveite e siga a ArtCult nas redes sociais como Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn para continuar bem informado(a) sobre arte, cultura e marketing digital cultural!