Entender o mercado da arte pode ser o primeiro passo para que o artista passe a ser conhecido no meio artístico. Compartilhar a sua produção artística por meio de um portfólio, físico ou online, ou redes sociais e estabelecer uma conexão com empreendedores que conhecem o mercado da arte faz com que o artista potencialize sua inserção no mercado e aumente suas oportunidades e acesso às galerias, leilões, salões de arte e principalmente visibilidade no mercado digital.
Como anda o mercado de Arte?
De acordo com o levantamento do grupo Art Base, que comanda as principais feiras do mundo, o mercado da arte atingiu o segundo maior valor total de vendas da última década, alcançando US$ 67,4 bilhões, cerca de R$ 260 bilhões, no ano de 2017.
Em termos gerais, o mercado é um conjunto de operações comerciais. A palavra vem do latim mercatus, que designa um espaço público, aberto ou fechado, onde acontecem processos de troca de mercadorias.
O que é Mercado de Arte?
Quando pensamos o mercado da arte, entendemos como um espaço onde se realizam compras e vendas em torno de obras de arte, podendo acontecer em lugares físicos e até mesmo online, inclusive os leilões, que vem sendo realizados de forma remota devido ao distanciamento social causado pela pandemia da covid-19.
A estrutura desse mercado é muito próxima a do mercado comum, onde se tem leis de oferta e demanda, porém com características próprias. Os agentes que compõem essa estrutura de mercado são os artistas, os marchands, art dealers, art advisors, os galeristas, os colecionadores, os leilões de arte, curadores e críticos de arte, as bienais, as feiras de arte e por fim as instituições culturais. Tais agentes apresentam um modelo de negócio com foco nas artes visuais, cada um com sua especificidade e complexidade.
O Mercado de Arte e a Pandemia
O contexto atual de pandemia fez com que os artistas se questionassem sobre quais as plataformas de fomento à sua produção utilizar. Agora, mais do que nunca, é momento de inovar, e quem souber se reinventar, com certeza poderá ampliar o seu campo de atuação artística.
São raras as instituições capazes de manter uma programação que contemple novos formatos de produção artísticas, ainda mais nessa fase de distanciamento social. Nesse cenário, as galerias online e marketplaces estão desempenhando um papel importante, pois atuam de forma presente no mercado digital, atraindo novos clientes e fomentando a produção artística através da internet.
Veja também nosso post “5 Marketplaces para artistas visuais”
Importante lembrar que no campo do colecionismo, a obra de arte ganha relevância por sua capacidade de movimentar o negócio das galerias, ampliando a produção de arte e expandindo as coleções privadas e públicas, que por sua vez, fortalecem os acervos das instituições culturais.
Sobre a produção artística, podemos dizer que os artistas são a base desse sistema, sendo as principais referências de seu trabalho e de suas técnicas. Por meio da sua exposição e divulgação, os artistas são capazes de criar conexão e influenciar o seu público e o público em geral e, desta forma, impactar o todos os agentes estruturantes do mercado das artes, como os colecionadores, galeristas e marchands.
O maior desafio que os artistas encontram neste mercado hoje, está voltado para as suas redes de influência e parcerias, inclusive no mundo digital.
Ainda existe uma grande dificuldade por parte de muitos artistas de saberem trabalhar bem a sua imagem, seu posicionamento, além de sua produção e trabalhos e por meio de sites e portfólios bem estruturados, perfis nas redes sociais, como por exemplo o Instagram, ou seja, canais de relacionamento e facilitadores do contato entre os artistas, os agentes e o público em geral que, sem dúvida, podem resultar em possíveis negócios, quando bem explorados pelo artista.
Veja também nosso post sobre “Redes sociais para artistas visuais”
Sob esse ponto de vista, conseguimos enxergar o papel da comunicação para as galerias, instituições e para os próprios artistas, como mediadora do relacionamento entre agentes do mercado da arte e o público de interesse.
Se comunicar é se relacionar e quando falamos de comunicação nos dias de hoje, não podemos deixar de falar sobre a importância da internet, considerada atualmente uma das principais ferramentas da qual um artista pode utilizar para ampliar o alcance e visibilidade do seu trabalho, sendo artistas em início de carreira, ou mesmo já estabelecidos no mercado.
À medida em que o artista desenvolve o seu caminho profissional, é inevitável que a busca por informações online sobre ele aumente, por isso, é fundamental estar preparado para essa demanda, seja por meio artigos, de redes sociais, de site próprio e portfólio, de plataformas institucionais ou comerciais. Portanto, estar no mundo digital se tornou uma necessidade para quem quer ter sucesso na comunicação e divulgação do seu trabalho artístico.
Justamente para atender essa demanda, a ArtCult está desenvolvendo um curso para artistas visuais sob a ótica da comunicação e do marketing. O Curso Arte e Mercado: Comunicação Estratégica para Artistas propõe que artistas e produtores culturais conheçam elementos fundamentais para entender o mercado da arte e seu funcionamento; como utilizar as redes sociais para se posicionar melhor, atrair o público certo, ganhar visibilidade e credibilidade.
Tudo isso para que você, artista, seja independente na gestão da divulgação do seu trabalho e de sua própria carreira.
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