Todo mundo já contou uma história algum dia, ou já ouviu alguém contar histórias e com elas, participou mentalmente do enredo a partir da relação com a sua própria memória, para estabelecer conexões relevantes sobre um determinado assunto.
Hoje na ArtCult, vamos explorar mais sobre as possibilidades do uso de estratégias de branding e storytelling e como explorar isso no dia a dia do artista. Continue acompanhando o texto!
O que é Branding?
O Branding ou Brand Management trata-se da Gestão Estratégica de uma Marca e das definições que irão compor o posicionamento da marca. Como artista, o seu público enxergará em você uma personalidade, como uma marca ou Brand Persona (persona da marca) que irá mostrar, através daquilo que você fala ou gera de conteúdo, quem você é, qual é o seu tom de voz (como você se comunica com o público) e quais são os lugares ou situações que a sua audiência irá associar à você como artista.
Entender a importância do branding para o artista é primordial, pois toda vez que buscamos nos mostrar para o mundo, passamos informações que são percebidas subjetivamente pelo outro e, caso o artista não crie um posicionamento como uma marca, a ideia e o conceito de quem ele é e, qual é a sua brand persona, surgirá naturalmente.
Esse parâmetro de personalidade será definido a partir da percepção de quem vê o artista e, muitas vezes, pode ter um viés mais condicionado. Porém, a visão que o público tem sobre a personalidade de um artista não condiz com a essência do que ele realmente deseja mostrar e, por isso, torna-se primordial estabelecer uma estratégia de branding para a sua carreira artística.
Desta forma, é possível posicionar-se e transmitir a sua mensagem na arte, através de estratégias de comunicação, levando o artista a construir a sua carreira de maneira mais sólida e mais alinhada com os seus valores. Ou seja, para que a sua audiência e o seu público comece a criar uma relação de valor entre quem você é de fato, o que você faz e como quer ser percebido faz-se necessário estabelecer uma boa estratégia de posicionamento de marca com storytelling.
Qual a relação do branding com a carreira do artista?
O artista que deseja construir uma maior conexão com quem prestigia as suas obras, instituições culturais, galerias de arte, marchands e art advisors deve construir o seu branding pessoal com três princípios básicos: autenticidade, mensagem que deseja passar ao mundo e originalidade.
Uma visão da neurociência sobre questão, nos traz que, quando uma pessoa entra em contato com o artista, o cérebro dela ativa um alerta cerebral, que vem da região da amígdala cerebelosa, responsável em grande parte por emitirmos os julgamentos rápidos a respeito de outras pessoas. Pensando nisto, quando o(a) artista define a sua proposta de branding, ele(a) pode se posicionar de uma forma mais efetiva com o outro e estabelecer uma relação de maior empatia e valor emocional positivo de acordo com o que ele(a) deseja transpassar para a sua audiência, no momento em que alguém o(a) conhece, por exemplo.
O que é Storytelling
Agora que você já começou descobrir mais sobre a relação de branding com a carreira do artista, vamos mostrar a principal ferramenta para que você torne essa ação realidade, com a criação de narrativas ou storytelling.
O storytelling é a capacidade de fazer a transmissão de conteúdos através de narrativas emocionais que conectam a audiência com quem está falando, portanto, o artista. O branding não existe sem storytelling e vice versa.
Para mostrar quem você é, é necessário contar as suas histórias, permitir que o público estabeleça uma via entre ele e você, para que, os elementos que constituem o seu posicionamento (a forma como você se mostra), aquilo que você comunica e o que você gera no mundo das artes se transforme em uma jornada com começo, meio e fim.
Quando você conta a sua história de maneira envolvente, seja a partir de imagens, textos ou vídeos, você cria elementos figurativos e imaginativos para o espectador entender e lembrar quem é você, qual a sua assinatura artística e o seu caminho nas artes. Funciona quase como um convite, para que o espectador faça uma imersão no seu mundo artístico de forma criativa e biográfica.
Como utilizar o storytelling na narrativa do artista?
O relacionamento das pessoas com a arte começa pela reação emocional, através do contato do espectador, por exemplo, com a pintura, a dança, performance e a fotografia, entre outras manifestações artísticas.
Convidar as pessoas a conhecerem mais sobre os processos que levaram você a elaborar uma determinada obra de arte, pode criar uma relação mais próxima com o outro e, dar a oportunidade ideal para que essas pessoas, conectem-se com você e se identifiquem com o seu propósito e possam entender melhor a história da sua criação.
Um bom exemplo é utilizar-se das mídias sociais como o Instagram, que possui o recurso stories, responsável por entregar uma construção narrativa e interativa com o público, através de uma sequência de imagens ou vídeos.
O seu portfólio online pode também trazer mais relevância para você como artista e para suas criações, ao trabalhar o marketing de conteúdo com palavras-chave importantes, desenvolvendo uma maior autoridade da sua figura como artista com o público e com os mecanismos de busca da internet, como o Google, tornando você um destaque no seu nicho cultural.
Se você chegou até aqui, com certeza já possui mais conhecimentos a respeito de como usar o branding e o storytelling no dia a dia do artista. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a ArtCult e, aproveite para seguir as nossas redes sociais como Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn para continuar bem informado(a) sobre arte, cultura e marketing digital cultural!