Uma das ferramentas mais eficazes para gerar alcance e maior reconhecimento para artistas visuais, artistas plásticos e galerias de arte em geral, é o meio digital. Segundo dados do “Online Art Trade 2019” a plataforma de mídia social do Instagram para o meio artístico segue como uma das favoritas, com 65% da escolha dos entrevistados.

A interação do público com as a arte mudou e abriu novas portas para que a visibilidade e o acesso às informações das galerias de arte se transformassem. O marketing digital tornou-se uma boa estratégia para fortalecer a comunicação e a divulgação das galerias, inclusive ao propiciar maior destaque nas ferramentas de busca pela internet, como o Google.

A adaptação das galerias de arte do meio off-line para o online transformou a experiência do usuário, mas também é fruto das mudanças sociais e culturais que vivemos todos os dias, e que traz um novo desafio para donos de galerias de arte manterem o mercado de arte aquecido. Segundo uma pesquisa realizada pela “European Fine Art Foundation” mostrou que as pessoas hoje se relacionam de forma diferente com a arte. Isso nos faz repensar a forma como as galeria de arte atingem o seu público-alvo, visto que em grande parte, seus esforços dedicam-se a vendas privadas, feiras, leilões e as vendas on-line.

Tecnologia e Arte

O avanço da tecnologia e a forma como as pessoas lidam com ela está tornando a arte menos estática e com isso, cada vez mais, é necessário fazer uso de ferramentas digitais para gerar valor e visibilidade para as galerias e obras de arte, assim como a busca por soluções inovadoras para o mercado da arte.

Um bom exemplo disso é a criação do Mobart App. Criado na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM no Rio Grande do Sul, o aplicativo propõem a dinamização das relações entre as galerias de arte, clientes e as obras através da realidade aumentada, sendo capaz otimizar o tempo, reduzir custos e riscos, já que as galerias teriam todo o acervo ao alcance das mãos por meio do aplicativo que ainda está em desenvolvimento. Segundo a autora do projeto, Andrea Capssa “As simulações das obras nos ambientes são realizadas em tempo real, o que propicia uma maior aproximação entre o cliente e as obras. O aplicativo também gerencia o fluxo do acervo da galeria que o utiliza, favorecendo a comercialização em parceria, através de art dealers, curadores e demais agentes do mercado parceiros das galerias”

Para ajudar os galeristas a conquistarem maior espaço no meio digital, selecionamos cinco dicas importantes de marketing digital para artistas e galerias de arte que querem tornar o digital um meio de comunicação capaz de gerar sólida presença e autoridade na internet.

Como divulgar Galerias de arte com marketing digital

Com o intuito de ajudar a estratégia digital para galerias de arte, a  ArtCult selecionou cinco dicas que podem ser usadas nos diversos canais de mídia disponíveis:

  1. Estabelecer uma estratégia de comunicação mais assertiva com o seu público de interesse com foco na construção de autoridade que englobe todo o território da sua galeria de arte.
  1. Ter conteúdos com foco na interação do público com os artistas, através da divulgação das obras de arte, eventos e dados sobre o mercado cultural.
  1. Tornar o site da sua galeria otimizado de acordo com as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento dentro dos principais mecanismo de busca da internet.
  1. Desenvolvimento da identidade visual da sua galeria de arte através de um bom planejamento visual no feed das redes sociais, tornando-o mais atrativo esteticamente.
  1. Foco na produção de conteúdos para o seu site e mídias sociais, que entreguem informações relevantes para investidores, colecionadores e amantes das artes em geral.

Com a divulgação das galerias de arte no meio digital, é possível ampliar a visibilidade das obras de arte e gerar compartilhamento do portfólio dos artistas envolvidos a nível global.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse as redes sociais da ArtCult e mantenha-se sempre informado sobre estratégias de marketing digital para galerias de arte, artistas e instituições culturais. A ArtCult realiza assessoria e consultoria de Comunicação e Marketing, caso tenha interesse em conhecer sobre os nossos serviços, acesse as nossas redes para saber maiores informações.

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