Nossa sociedade se estrutura cada vez mais por meios tecnológicos que favorecem e ampliam a comunicação e criam comunidades virtuais.

Comunicação” é uma palavra que vem do latim communicare, e significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões. É exatamente esse compartilhamento massivo de mensagens, textos, imagens, vídeos e conteúdos diversos propiciado pelas mídias sociais que pode ser crucial para os artistas.

Segundo um infográfico referente ao ano de 2020, produzido por Lori Lewis and Officially Chadd na Visual Capitalist, uma consultoria norte-americana de negócios para investidores, em 60 segundos no YouTube 4.7 milhões de vídeos são assistidos, isto quer dizer que, em um curto espaço de tempo, uma quantidade gigantesca de pessoas acessa e consome alguma produção de vídeo disponível na plataforma.

Neste caso, imaginando um clipe de uma banda, por exemplo, você compositor, cantor, instrumentista, tem sua obra curtida, comentada, compartilhada e alavancada rapidamente e pode, portanto, alcançar apreciadores e retorno financeiro.

Entretanto, a internet é um campo disputado e atualmente muitos artistas se utilizam das ferramentas disponíveis para divulgarem e comercializarem suas obras artísticas. Então, o que é necessário para conseguir bons números, ótimas respostas do público e elevado destaque virtual?

Primeiramente, desenvolva um plano de comunicação e marketing digital que corresponda à sua visão profissional e pessoal, pois ao analisar seus pontos fortes e seu propósito você conseguirá definir seu alvo, esse recorte de público que você deseja atingir será essencial para compreender qual linguagem adotar e quais conteúdos produzir.

Após isso, o segundo passo é aplicar o posicionamento escolhido nas redes sociais.

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Compreendendo os canais digitais de comunicação

Podemos dividir os canais de comunicação em quatro grupos: redes sociais, e-mail, blog e site.

Começando pelas redes sociais, elas englobam as conhecidas plataformas e aplicativos, temos: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, WhatsApp, Linkedin, Pinterest.

Cada uma possui uma especificidade e um modo de funcionar, por exemplo, o Facebook ainda é a maior rede e possui uma variedade de formatos de posts, nele você pode investir em textos com imagens, vídeos, dicas e postagens descontraídas, como os memes, que são publicações de rápida disseminação.

Já no Instagram, os conteúdos podem abordar tendências do momento, tutoriais e é usado até para tirar dúvidas, com aquela caixinha de perguntas e respostas. Outro ponto para se destacar no Instagram é a opção de criar um perfil profissional, esse mecanismo permite que você tenha acesso à métrica, que são as informações referentes a impressões, alcance do seu perfil, número de salvamentos do seu post, compartilhamentos da sua publicação, quantos comentários, total de curtidas e views, além de novos seguidores.

Desta maneira, notamos que as redes sociais ampliam a exposição do seu produto artístico e cultural, mostram todos os serviços que você pode oferecer, são responsáveis por iniciar relacionamentos e prestar suporte aos seus consumidores/seguidores.

Já o e-mail atua de maneira mais customizada, pois oferece conteúdos técnicos, soluciona problemas e é um excelente canal para oferecer benefícios, cupons, descontos, promoções, informar sobre lançamentos e inscrições de cursos, palestras e workshops.

O site, por sua vez, é o lugar que concentra a apresentação tanto pessoal, quanto profissional, ou seja, o portfólio do artista, que contém os trabalhos realizados, o histórico educacional, participações em eventos, enfim, todo o material que compõe sua trajetória e te diferencia no mercado.

Por fim, o blog! O blog é um aliado no momento de instruir seu público, isto é, disponibilizar conteúdos de descoberta sobre um determinado assunto que permeia seu trabalho, por exemplo, se você é artista plástico e gosta muito da linguagem expressionista, escreva sobre esse movimento, partilhe o que você sabe, difunda a parte teórica da arte.

Praticamente tudo é conteúdo e é uma oportunidade de gerar interessados no seu processo de criação e na compra das suas obras, perceba esse movimento e construa sua comunicação de valor!

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