A arte desenvolvida pelo artista visual tem como ressonância a construção da sua própria identidade artística e conta com a relação idealizada e criada a partir do seu sentimento de pertencimento à um propósito na arte. 

Para auxiliar o artista no melhor entendimento e encaminhamento de como a arte sustenta suas dinâmicas, suas relações com produtores e fomentadores do universo artístico, hoje a ArtCult vai explicar melhor como a proposta na arte influencia na carreira do artista visual. Continue acompanhando o texto para entender melhor!

Como pensar a sua proposta na arte

A relação do artista visual com aquilo que ele cria, muitas vezes mobiliza dinâmicas mais subjetivas e até simbólicas na vida do artista. Mas para entender melhor qual é a sua proposta na arte, faz-se necessário perceber que ela reflete todo o seu processo de criação: desde a idealização da sua obra de arte, desenvolvimento, criação, suas referências do mundo artístico e no qual estudou, além de suas questões sociais, culturais e políticas. O conjunto de todas estas atividades e relações, ressoam em sua proposta. 

Seja na pintura, fotografia, escultura, performance ou em outro campo de realização das artes, é possível perceber aquilo que o artista possui como proposta, observando seu desenvolvimento e a exposição de seus trabalhos.

Um bom exemplo é o do artista plástico Vik Muniz. Ele é reconhecido mundialmente pela pintura e fotografia, demonstrando a partir de materiais inusitados (como os recicláveis) a sua proposta artística de engajamento social.

Como a proposta na arte influencia na carreira do artista visual

As relações do artista com a sua proposta na arte pode trazer formas mais consolidadas de projeção artística pois, a partir daquilo que o artista cria, sendo fiel a sua proposta nas artes, podemos estabelecer uma conexão mais profunda sobre as ideias que suas obras querem nos transmitir. 

No decorrer do seu trabalho, o artista acaba, muitas vezes, deixando em segundo plano a questão comercial ou mesmo de gestão da sua produção. Desta maneira, ele pode acabar se mantendo longe do mercado de arte, por dar mais ênfase às questões relacionadas ao processo criativo de suas obras. E precisamos reforçar aqui, que dentro deste mercado, temos agentes culturais específicos, que funcionam como conexões, capazes de auxiliar o impulsionamento da carreira do artista e facilitar o seu acesso às exposições, feiras e leilões de arte, permitindo a realização do networking que pode fazer toda diferença na sua vida artística.

Para o artista que pensa em projeção internacional, é importante dizer que a criação de uma proposta na arte de forma consolidada, torna-se indispensável para qualquer construção artística e de projeção aos negócios.

As influências das dinâmicas digitais para artistas

A projeção da carreira do artista hoje, está muito ligada àquilo que ele pode trabalhar também no meio digital. Como foi citado acima, os agentes do mercado da arte são importantes, mas a sua relação com o digital também. O distanciamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19, impulsionou os processos do mercado da arte para o digital, levando os artistas a repensarem criativamente suas dinâmicas com os art dealers, com o público e com todos os seus parceiros no mundo da arte. 

De acordo com o Relatório The Art Market 2020, publicado pela Feira de Arte Internacional – Art Basel – no ano de 2019, as casas de leilões menores obtiveram cerca de 23% de suas vendas de forma online. E até aqui, em terras brasileiras, conseguimos notar durante a quarentena uma ampla mobilização de museus, galerias de arte, instituições de arte mobilizando-se para o meio digital, como uma forma de driblar os contratempos físicos e financeiros e amplificar a potencialidade das manifestações artísticas, utilizando-se dos mecanismos do meio digital. 

Sites foram otimizados para os buscadores da internet (como o Google), exposições de galerias voltaram-se para o online e diversas outras relações do mundo artístico foram estabelecidas para entregar a melhor relação ao usuário durante a sua jornada online. A importância da relação do artista visual com a internet somente cresceu e, com isto, nasceram novas oportunidades e ressignificações do artista com a arte, com o público e o mercado da arte através das mídias digitais.

O mercado da arte, diferente de outros, como por exemplo, o da música, demorou para entrar no digital, mas esse tornou-se um caminho sem volta. E, se você é artista e quer entender melhor como usar as ferramentas digitais das redes sociais, montar o seu portfólio artístico, conectar-se com uma rede de outros artistas e ganhar mais visibilidade na carreira, o momento é agora. 

A ArtCult é uma agência de Marketing Digital Cultural especialista em Marketing e Divulgação para artistas visuais. Entre em contato com o nosso time e aproveite também para manter-se sempre bem informado(a) acessando as nossas mídias nas plataformas do Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

error: Conteúdo protegido