Os artistas são pessoas extremamente criativas, curiosas e exploradoras, afinal um projeto artístico requer uma boa imaginação e o domínio de alguns conceitos.
Há um rebuliço ao redor da palavra criatividade que a torna às vezes um objetivo incancelável ou algo que apenas poucas pessoas têm, mas isso é uma mentira. O potencial criativo é algo que você alimenta, desenvolve, pratica, busca, dedica-se.
Segundo Paul Torrance, psicólogo americano, criatividade é “o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados.”
Essa noção da criatividade como algo para qual você aguça o olhar e busca contato com a realidade, pensando em como ressignifica-la, é muito útil ao universo da arte. Os trabalhadores da cultura conseguem registrar um momento marcante a partir da câmera, são capazes de expressar ideias por pinceladas, traduzir sonhos em cenas, transmitir imagens por sons e estão sempre dialogando com a sociedade.
Mas o mundo contemporâneo propõe que os artistas, além de se dedicarem às suas criações e trabalhos, também consigam adentrar no mundo virtual e que por meio dele, se apresentem, exponham suas ideias, comercializem suas obras.
Como a internet possui milhões de usuários conectados o tempo todo e uma infinidade de conteúdos, é necessário que a presença nas plataformas digitais tenha algumas características que te destaque e traga relevância.
Aplicando a criatividade na divulgação artística
Quando chegam nas redes sociais, os artistas se perguntam: o que eu devo postar? Como criar uma publicação interessante? De fato, essa é uma questão que muitos criadores de conteúdo enfrentam diariamente, mas existem alguns pontos que podem te ajudar a mudar sua visão sobre o assunto.
O primeiro passo é não encarar o marketing digital como uma obrigação, pois essa definição vai te trazer um peso e uma responsabilidade. A divulgação artística nas redes sociais é uma experiência que requer de você abertura e flexibilidade, originalidade, sensibilidade, elaboração e motivação.
Vamos falar sobre esses tópicos? Abertura e flexibilidade dizem respeito a maneira como você manipula os materiais, isto é, sua capacidade de testar diferentes usos para uma determinada coisa e também a forma como você recebe informações externas e se posiciona perante elas, mas pensando aqui no nosso objetivo das redes sociais, que tal experimentar o reels de diferentes formatos? Quando você for, por exemplo, contar dos seus bastidores, como você pode mostrar o seu espaço por outros ângulos?
Originalidade é um conceito muito atrelado a algo que é único, que ainda não fora pensado, porém, a questão do novo é sempre controversa, já que estamos o tempo todo em contato com muitas ideias, as reciclando e as incorporando em novos formatos, então aqui vale pensar no post como uma extensão da sua arte, assim como a sua criação tem impacto porque foi você quem fez, uma publicação potente surge pela maneira como você a constrói, por exemplo, se o seu ponto forte é o bordado, essa técnica manual, como transpor esse cuidado para o virtual?
Sensibilidade é a sua percepção em relação a uma dificuldade. Como você enxerga os obstáculos? O que eles te causam? No processo artístico, normalmente tende a ser um momento de crise, mas que traz sempre grandes aprendizados.
Por isso, para as redes sociais, olhe atentamente para as questões do seu posicionamento e da sua forma de se comunicar com a sua audiência, em alguns casos falta sensibilidade para o diálogo, então tente compreender as falhas, os erros e incorpore as lições na sua evolução e no seu branding artístico.
Elaboração corresponde a habilidade de concretizar ideias, para os artistas é uma etapa conhecida, afinal atuam consideravelmente na ponte entre o mundo intelectual e o mundo concreto, nessa constante procura em materializar pensamentos. No digital você deve pensar direcionadamente, como fazer o meu público se engajar com a minha produção? Qual o formato de publicação que mais agrada e quais assuntos?
E, por fim, o motivo! O que te trouxe até aqui? Esse é o campo de maior abrangência e você pode abusar dele, o que te fez ser artista e o que você almeja conquistar estando nas redes sociais?
Nós da ArtCult acreditamos no potencial de união e da autonomia que o universo virtual oferece aos trabalhadores da arte e da cultura. Dessa maneira, quando for se fazer presente não tenha medo de inovar e ser sincero, não existem receitas prontas, mas sim a experiência, a tentativa e a entrega.
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