Quando falamos em arte, muito provavelmente o que passa pela sua mente são as formas que um artista utiliza para expressar os seus sentimentos e que, de certa maneira, diz muito sobre os métodos que ele usa para lançar aquilo que possui dentro de si, para o mundo exterior, por meio de representações e de superfícies, através das construções simbólicas e/ou figurativas.

A sua identidade artística ganha forma no momento em que o artista engenha, pinta, esculpe, toca e performa durante o processo de realização de suas obras de arte. Sua força motriz é o sentimento, que acaba por gerar uma ação criativa, capaz de mobilizar todos os recursos (físicos e intelectuais) necessários para promover a sua arte.

Hoje, para ajudar o artista visual em sua comunicação, iremos pontuar algumas questões importantes para que ele conheça novos caminhos possíveis para criar um melhor relacionamento com o seu público, através da sua mensagem na arte. Continue acompanhando o texto para entender melhor!

O que o público pode encontrar na sua arte 

O que se propaga do que o artista constrói na arte, é o sentimento e suas emoções. A arte choca, emociona, faz refletir, questiona e transporta o ser humano para um novo tipo de conceito e/ou perspectiva dos acontecimentos e da vida. O papel da arte em nossas rotinas é gerar esse movimento dentro de nós e, construir algo diferente ao exercitar esse novo olhar para as coisas, tornando-nos capazes de passar por imersões e transformações por meio do contato com os processos artísticos. 

Os admiradores e amantes das artes se comovem quando compreendem o que é expresso pela mensagem dos artistas em sua criação e, como reflexo, isso pode criar um laço mais profundo entre o artista e o público, além de gerar uma forte conexão, com uma associação mental e emocional entre o criador e o apreciador. É importante ressaltar, que esta relação é latente e duradoura, pois, após esta após esta identificação do público com o artista por meio da sua obra, a aproximação com o seu processo criativo acaba por construir um profundo sentimento de ligação, que dificilmente se desfaz. 

Entre o público que se conecta com mais facilidade com os  artistas e suas produções, podemos destaco aqui, os colecionadores de arte. Existem vários tipos de colecionadores de arte: aqueles que colecionam somente um determinado artista, ou determinados artistas pertencentes à um movimento de arte específico, e aqueles que fazem a seleção por correntes artísticas e acabam por diversificar os artistas de sua coleção. 

Existem também os que colecionam diversas expressões, como pintura, fotografia, gravura, escultura, ou até aqueles que não alteram tanto suas coleções e optam por se dedicar apenas a algumas obras que sejam de sua preferência particular… Enfim, são muitas as maneiras de se colecionar arte. Mas é interessante notar que, o que todos os eles possuem em comum, é a sua relação emocional com o artista e com a sua produção. Da mesma forma, o público em geral pode construir uma ligação mais próxima através da mensagem do artista, principalmente hoje em dia, em meio às mídias sociais.

Depois da quarentena, temos provas suficientes de que o mundo mudou e, com ele, as formas de se expressar artisticamente também. Podemos “assistir” uma obra pelo celular, fazer uma visita à uma galeria de arte de maneira totalmente remota, participar de leilões privados de obras de arte online, ou mesmo pela televisão, além até chegar a realizar uma residência artística de forma virtual. O que importa de fato no mundo em que vivemos hoje, é que a arte é capaz de impactar as pessoas de forma complementar e sinérgica, tanto virtualmente quanto por meios físicos, a fim de construir novas jornadas e relações entre o espectador e/ou apreciador com o artista e as obras de arte que produz, além de gerar sentimentos significativos entre eles.


A importância da sua mensagem na arte

O mais importante a entender é que a arte, ao ser apreciada pela web, atravessa as telas de nossos celulares e computadores tornando-se memória em nosso subconsciente e, por isso, possui o poder de sintonizar, conectar e envolver os visitantes a partir daquilo que você artista produz como conteúdo (isso inclui foto, vídeo e texto), principalmente no meio digital, para atingir seus apreciadores, as galerias (online e offline), instituições culturais, marchands e os art dealers.

Toda forma de arte visa transmitir uma mensagem, questionar e transformar a vida rotineira das pessoas. O que se propõem é provocar a intenção de sempre levantar um questionamento ou discussão a partir daquilo que é produzido e vivido pelo artista e pela sociedade, permitindo assim, incentivar  novos olhares sobre diferentes temas, conceitos e pesquisas em torno do que o artista cria. Posso citar aqui alguns temas, como as questões ambientais, políticas, ideológicas, sociais, filosóficas, estéticas, ou até mesmo as questões subjetivas que o artista possa retratar, por meio de sua sensibilidade. Ao passar a sua mensagem, o criador da arte deve ser capaz estimular uma sinergia entre sua interioridade e o seu entorno e, entender que o mundo está cada vez mais integrado e interligado, pois estamos passando hoje por uma nova configuração da realidade na sociedade em que vivemos. 

Deixamos aqui o convite para o artista começar a enxergar as novas possibilidades de comunicação com o mundo da arte, ou seja, saber que a sua mensagem também precisa ir de encontro com os canais de interação sociais existentes, além das ruas e das galerias. Entre esses canais de comunicação, destacam-se os digitais, como o Facebook, o Pinterest, o Instagram. O desenvolvimento da arte multimídia como reflexo do que vivenciamos também tem crescido cada vez mais, com a manipulação dos novos meios tecnológicos para criar arte. Além disso, as mídias sociais atuais, tem se tornado cada vez mais importantes para que as pessoas se relacionem com os artistas e com as suas propostas na arte.

Por isso, se você é artista e quer impulsionar aquilo que você gera na arte  para outro nível, invista na projeção da sua comunicação, seja analógica ou digital. E, caso tenha dúvidas de como fazer isso da melhor maneira ou até como começar, entre em contato com a ArtCult – Agência de Marketing Cultural Digital com expertise em divulgação para artistas. Não deixe de acessar os nossos canais no FacebookInstagram Twitter e LinkedIn

error: Conteúdo protegido