A ArtCult acredita que editais são uma forma importante de desenvolvimento da sua carreira artística, e que seu posicionamento e comunicação no digital são essenciais para sua participação nestes programas. Por isso, hoje trouxemos para você os principais editais para artistas visuais que estão abertos neste ano!!
O Museu de Arte de Goiânia(MAG) está selecionando 12 obras para a exposição virtual do Projeto Sala Compacta, o qual abordará trabalhos que dialoguem com o mundo digital, como cryptoart, contas de Instagram, obras sonoras, aplicativos e pinturas digitais . As inscrições estão abertas até o dia 6 de maio e podem se inscrever artistas brasileiros e estrangeiros que residem no Brasil há mais de um ano.
A Bienal do Sertão de Artes Visuaischega a sua quinta edição com temática da própria Bienal e seu momento histórico, e ocorrerá de forma online. Podem se inscrever artistas e coletivos do Brasil e do mundo, com obras de arte em qualquer formato, e curadores com projetos de arte e curadoria. As inscrições estão abertas até 30 de junho.
O FAMA Museu está com edital aberto para seleção de dois projetos que serão contemplados com R$ 50 mil para a concepção, produção, entrega, montagem e desmontagem de uma exposição de curta duração no museu, em Itu. Este programa visa incentivar a produção artística contemporânea no estado de São Paulo, e, por isso, os artistas ou coletivos que se candidatarem devem residir a, pelo menos, dois anos no estado de São Paulo. As inscrições estão abertas até 12 de maio.
O Fundo Municipal de Cultura: Multilinguagens 2021da PBH acaba de ser publicado e selecionará projetos de artes visuais, design, dança, circo, literatura e música, os quais devem propor ações de democratização aos serviços e bens culturais. Podem participar artistas que habitam na capital mineira e as inscrições estão abertas até 28 de maio.
O Inverno Cultural UFSJ é um festival de artes integradas que ocorrerá de forma online de 21 a 29 de agosto de 2021. O edital vai classificar 75 propostas de cinco áreas temáticas: Artes Visuais, Literatura, Música, Arte-educação e Artes Cênicas. O tema será a prática cômica ritualística do xamã do riso Hotxuá, e podem participar artistas e grupos que tenham CNPJ. As inscrições vão de 17 a 27 de maio.
O Prêmio Museu é Mundo é independente e busca difundir ações artísticas a fim de propiciar o desenvolvimento cultural e social a partir da arte; podem se inscrever artistas, produtores e organizações culturais com projetos focados na arte como ferramenta de difusão da transformação social. As inscrições estão abertas até 31 de maio.
O Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin tem como tema ‘Acolher’ e premiará propostas que unam o design a outras áreas do conhecimento, como biologia, arquitetura e física. Podem se inscrever universitários e recém-formados de qualquer área. As inscrições estão abertas até 31 de maio.
A 13ª Bienal do Mercosul está selecionando 20 artistas para participarem da exposição Transe, em setembro de 2022. A escolha será feita com base na proposta artística, análise do portfólio e entrevista. Os selecionados terão à sua disposição materiais, laboratórios e equipamentos, além de acompanhamento do curador Marcello Dantas e dos curadores adjuntos Laura Cattani e Munir Klamt . As inscrições estão abertas até 20 de julho.
A Residência Artística de 2021 do Museu da Imigração de SP tem como temática ‘As migrações e os tijolos do racismo estrutural no Brasil’ e selecionará um artista ou coletivo para desenvolver um projeto de artes visuais que ficará exposto durante três meses no museu. As inscrições estão abertas até 28 de maio.
O Festival Paraty em Foco 2021tem como proposta dar visibilidade a novas obras e tendências da fotografia, e irá expor os dez finalistas em exposições na Praça da Igreja Matriz e na Casa da Cultura da cidade. As inscrições estão abertas até 8 de agosto.
O Forma que Transforma, ateliê de projetos artísticos e cenográficos, está com uma convocatória para as exposições virtuais ‘Janela da Distopia’ e ‘Bolhas Virtuais’, que ocorrerão de 07/06 a 20/06 na plataforma Hubs Mozilla. Podem se inscrever tanto artistas brasileiros quanto internacionais.
A exposição ‘Janela da Distopia’ visa trabalhos que dialoguem com a pandemia e promovam a reflexão e o pensamento crítico, já a ‘Bolhas Virtuais’, visa a reflexão e o pensamento crítico em cima de questões sociais enfrentadas pela população. As inscrições estão abertas até 15 de maio.
Quer continuar atualizado sobre editais e oportunidades nas artes visuais? Então siga as nossas redes no Instagram, LinkedIn, Twitter e Facebook.