O mundo da arte na era contemporânea encontrou uma nova plataforma para se desenvolver e, consequentemente, tal adaptação trouxe novos parâmetros e formas de pensar a produção, a fruição, a interação com o público e a divulgação artística. É através das ferramentas digitais de comunicação que o artista consegue se estabelecer como marca e alcançar bons resultados no campo profissional.
Segundo o “Relatório Digital 2021”, realizado entre as parceiras We are social and Hootsuite, o número de usuários da mídia social aumentou mais de 13% no ano de 2020, com aproximadamente meio bilhão de novos usuários, elevando o total global para quase 4,2 bilhões no início de 2021.
Assim, desenvolver o marketing digital para os trabalhadores da arte e da cultura é essencial para aumentar as chances de realizar sonhos e objetivos, seja por meio do engajamento do público, do networking ou da visibilidade e alavancamento que as redes sociais proporcionam.
Um dos principais motivos para o uso da internet ainda é a partir da ferramenta de busca, o Google, que dá acesso a variadas informações, mas cada vez mais outros aspectos têm ganhado força, como tutoriais de aprendizado, plataformas de streaming de filmes e séries, acessar e ouvir música, além de conseguir pesquisar marcas e comprar produtos. Dessa forma, vemos o entretenimento, a arte e a cultura ganhando espaço nos interesses digitais da população mundial.
O universo virtual permite que comunidades sejam criadas, e os contatos que se estabelecem se transformem não apenas em clientes, mas fãs, admiradores e assim pessoas que possuem hobbies e gostos em comum conseguem estar próximas e em conexão compartilhando e fomentando suas práticas artísticas e seus artistas favoritos.
O marketing digital, portanto, pode abrir caminho para novas dinâmicas aparecerem entre público e artista, e faz com que os diálogos entre os trabalhadores da cultura seja mais amplo e agregue mais pensadores.
Também é possível descobrir novos formatos de veicular a sua produção e conseguir rentabilidade a partir dessa divulgação, enfatizando que as ferramentas tão temidas de marketing são aliadas dos profissionais, por isso é essencial compreender como inseri-las no dia a dia dos conteúdos nas redes sociais e da presença digital.
Quatro formas de utilizar o marketing digital na divulgação artística
Entenda os mecanismos de busca, como por exemplo, as palavras-chave e as hashtags, afinal é por meio desses termos principais que as pessoas podem te encontrar ou encontrar a sua obra. Então, quais as expressões que podem ser associadas com seu posicionamento artístico, quais tópicos podem ser usados para direcionar o público ao seu encontro?
Para além desse aspecto, as ferramentas de busca também podem ser ideias e inspirações para criação de conteúdos, porque delimitam o que as pessoas costumam pesquisar sobre uma área, sobre certa linguagem artística.
E você ao ter domínio sobre essas informações, sobre os desejos de conhecimento, os anseios, e também possibilidades de consumo, gostos e compras, pode criar um conteúdo personalizado, um post específico, pode se colocar nas redes sociais com maneira a enfatizar e suprir essa demanda.
Saber do conteúdo é um ponto primordial porque ele também traça e estabelece o público alvo, e notar as pessoas que estão do outro lado da tela é uma forma de conhecer, de criar empatia e de saber entregar no melhor formato possível seus projetos artísticos e culturais.
Um público mais jovem pode gostar mais de vídeos reels descontraídos, um outro recorte de público pode aderir mais a publicações do tipo carrossel que vão revelando aos poucos o seu trabalho, portanto, a dica é: entenda o SEO, descubra seu público, adeque suas postagens.
Esses dois temas comentados fazem parte da jornada da audiência até você, então você precisa pensar em qual caminho é construído desde o momento da busca até o acesso ao seu site ou perfil, pois é neste momento que você deve ter atenção a maneira como o acesso ao seu portfólio é facilitado e como tal compilado de trabalhos e projetos está organizado e é entregue como um convite para as pessoas.
Ele está em um link ou plataforma segura? É possível encontrá-lo na sua bio do Instagram ou em seu site pessoal? Está atualizado?
Ou seja, visualize a internet como um grande mapa, cada ponto pode acessar determinada informação e instigar a pessoa a procurar mais, antecipe esse pensamento e crie todos os espaços de contato entre a audiência e a sua obra de arte ou projetos culturais.
Você pode ter um e-mail marketing, pode criar uma newsletter, ter um site para conversão de leads, enfim as possibilidades são infinitas.
Por fim, esteja aberto a aprender e investir em ferramentas de otimização e potencialização, principalmente a respeito das campanhas e anúncios patrocinados que podem impulsionar muito as suas publicações, mas que devem ser feitas com sabedoria, cautela e análise.
Antes de aderir a tal estratégia, construa um perfil alinhado com os seus objetivos, compreenda a força do tráfego orgânico, tenha constância nas publicações, seja criativo e busque por referências na área.
A ArtCult segue criando oportunidades para aqueles que desejam se inserir no mundo digital, ajudando na trajetória de artistas, galerias, produtores culturais e outros profissionais artísticos, por meio de mentorias, consultorias e cursos. A arte atrelada à internet é muito poderosa e está a um passo do seu alcance, basta você começar!
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