Você sabe o que é produção cultural? No Brasil, em 17 de maio de 1995, foi realizado o decreto 1494 que institucionalizou a Lei Federal de Incentivo à Cultura (popularmente conhecida por  Lei Rouanet) dando o reconhecimento às intermediações culturais como forma de trabalho, oficializando as atividades de organização cultural e formalizando a remuneração deste ofício no Brasil. 

Hoje, a ArtCult vai explicar melhor o que é produção cultural e qual é o papel do produtor cultural no cenário brasileiro. Se você é um profissional da área ou participa de alguma forma das dinâmicas culturais e quer entender melhor sobre o assunto, continue acompanhando o texto sobre o que é produção cultural e como o marketing digital pode ajudar a impulsionar suas atividades.

O que é produção cultural no Brasil

Quando falamos em produção cultural no Brasil, devemos olhar para os atores e as profissões relacionadas aos campos das artes e da cultura que promovem ações ligadas à criação cultural. A cultura é uma atividade que faz parte das práticas e das relações humanas, onde participam artistas, pensadores, pesquisadores, criadores de manifestações culturais, educadores, profissionais da mídia e aqueles zelam pelo patrimônio cultural. As dinâmicas culturais estão em constante relação com a sociedade em que está inserida, permeando principalmente suas questões identitárias e de pertencimento histórico social.

Como atividade, a cultura também requer organização. Um bom exemplo é o da realização de um evento dentro do campo da música. O show de um determinado artista, necessita de diversas variáveis para acontecer. Precisa do artista, do espaço, do figurino, dos equipamentos de som e luz, da equipe técnica, montagem, limpeza, da equipe de mídia para veiculação e divulgação, entre outros muitos participantes que contribuem para que o show realmente aconteça. Mas para lidar com todas essas questões, existe a figura do produtor cultural, capaz de organizar o evento, cuidar das relações do artista com o espaço, com o público e com as equipes, além de lidar com os recursos financeiros capazes de viabilizar o evento.

Podemos dizer que o produtor cultural é o profissional responsável por participar de uma ampla rede de atividades e de profissionais, tornando-se capaz de acionar recursos financeiros, técnicos, humanos, tecnológicos e materiais para viabilizar eventos ou produtos culturais a partir da premissa da criação artística.

As tarefas do produtor cultural  

Podemos dividir as atividades do produtor cultural em três fases: 

  • Pré-produção: essa é a fase que envolve as dinâmicas de preparação para um projeto cultural como, por exemplo, a pré-produção de uma peça teatral, onde as equipes de direção e produção lidam com as equipes de figurinistas, iluminadores, cenógrafos, autores das trilhas, elenco e design.
  • Produção: aqui todas equipes de pré-produção estão de fato realizando a produção, cada um na sua área específica. As atividades de produção podem ser até mesmo para uma gravação que será exibida posteriormente, como é o caso da produção de um filme, por exemplo. 
  • Pós-produção: por fim, nesta fase o evento já aconteceu, mas as atividades não se encerraram. Ainda aqui faz-se necessária as ações do produtor ao lidar com outras equipes responsáveis pela desmontagem de um evento cultural, como aconteceu no  Lollapalooza de 2019,  festival de música realizado em São Paulo. A pós-produção do evento contou com o auxílio de profissionais distintos responsáveis, pela desmontagem do palco e de sua estrutura, além dos profissionais da própria prefeitura paulista, como os policiais que auxiliaram nas dinâmicas de segurança e trânsito local e dos garis, que realizaram a limpeza do entorno. A prestação de contas e fechamento da planilha financeira do projeto também são atividades que são realizadas nessa fase.

O produtor cultural pode abraçar projetos de áreas diversas como, por exemplo, eventos,  exposições de obras de arte, eventos esportivos, feiras, filmes, festivais de música, mostras, programas de rádio e TV, peças de teatro entre outras áreas relacionadas à cultura. Alguns projetos culturais, contam com o produtor cultural desde a sua idealização, tornando o seu papel muito mais relacionado à sua capacidade imaginativa, de criação e de invenção. Mas, para ganhar visibilidade e público, o produtor cultural também deve ser capaz de projetar e escalar o seu projeto cultural nas mídias digitais, para ganhar audiência e visibilidade para a marca cultural.

E é aqui que a comunicação estratégica e o marketing digital cultural podem ajudar, ao direcionar ações estratégicas para aumentar o alcance das produções culturais no digital, atrair público e reconhecimento de marca. 


Marketing digital cultural para produtores culturais

Os eventos e os produtos ligados à criação cultural podem ser realizados tanto no âmbito físico (em estabelecimentos), quanto no digital ou até nos dois simultaneamente. Quando pensamos em show, hoje, em plena pandemia mundial do novo coronavírus, lembramos que o artista foi impossibilitado de se apresentar em casas de shows, bares, entre outros locais e sua capacidade de se reinventar artisticamente foi testada em âmbito global.

As realizações artísticas como os shows, peças de teatro, exposições entre outros eventos, migraram para o mundo virtual, mas não trouxeram junto as soluções viáveis para que cada profissional da cultura encontrasse o destaque necessário no meio digital, mas as possibilidades do virtual são, sem dúvida alguma, muito amplas. Podemos assistir à um concerto de ópera gravado na Itália, no conforto do nosso lar, em plena quarentena, mas será que somos capazes de nos posicionar como profissionais da cultura com peso suficiente no âmbito digital, fortalecendo uma marca, vê-la crescer e ganhar alcance do público que queremos conquistar e nos relacionar?

A ArtCult é especializada no nicho cultural e artístico e proporciona estratégias assertivas de comunicação e marketing digital para o meio cultural.

Entre os seus serviços, podemos citar:

  • Gestão Cultural: gestão, produção e desenvolvimento de projetos culturais.
  • Captação de Recursos: prospecção de patrocínio/parcerias, captação de recursos, gestão e elaboração do modelo de projeto cultural de acordo com a Lei de Incentivo à Cultura.
  • Eventos Culturais: criação e produção de eventos para todas as expressões artísticas e culturais. Criação, planejamento e realização de eventos culturais com foco na otimização dos recursos, parcerias e fornecedores. 
  • Assessoria de Imprensa e Relações Públicas: com a divulgação e conquista de mídia espontânea através do relacionamento com veículos de comunicação e jornalistas culturais. 
  • Marketing Digital Cultural: na elaboração do plano de comunicação digital para entregar a melhor performance em todos os seus canais de mídia, otimizando recursos, através de estratégias online e offline para atingir o seu público-alvo.

Se você é um produtor cultural e quer entender qual a melhor estratégia de Marketing Digital para a sua marca cultural, entre em contato com a ArtCult!

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