As mídias digitais têm sido objeto de estudo e de interesse de diversos profissionais ao redor do mundo, muitos desejam entender seu impacto na vida cotidiana, outros buscam desenvolver ferramentas que ajudem a humanidade e há ainda aqueles que pesquisam como a internet vem se destacando como uma figura central das relações contemporâneas.
Percebendo tal movimento, os artistas também começaram a refletir sobre o espaço que a internet oferece tanto para a sua produção, oferecendo novos suportes, tecnologias e caminhos criativos, quanto para a sua divulgação e networking, a partir dos perfis, das redes sociais, dos conteúdos e dos portfólios online, assim o mundo virtual passou a ser uma forte opção para aqueles que desejam construir sua carreira profissional na arte.
Essa passagem das vendas estritamente presenciais, muitas vezes intermediadas por galerias, espaços culturais e outros agentes intermediários, para a possibilidade do consumo nas plataformas digitais, gerou uma autonomia muito interessante dos profissionais da arte e da cultura, mas também trouxe aprendizados e necessidade de planejamento, organização e alguns conhecimentos sobre gestão.
Assim, o artista consegue veicular seus projetos artísticos no mundo com mais desenvoltura e autoria, mas precisa compreender as etapas que o cliente percorre até encontrá-lo e também deve se atentar a maneira como constrói os relacionamentos, afinal estamos falando aqui do consumo de obras de arte, mas também sobre trocas de conhecimento, entregas de valor e realização.
Saber manejar a internet e as suas possibilidades é compreender que a comunicação é a peça central dessa ferramenta, por isso, pesquisar e decidir quais os meios pelos quais você dialogará com a sua audiência é essencial.
Canais de venda e relacionamento mais utilizados pelo mercado
Para se relacionar é necessário se conectar, conversar, oferecer informações, logo você deve saber quais os locais que oferecem os melhores canais de comunicação e, consequentemente, de venda.
Lojas virtuais ou e-commerce, são sites e espaços digitais personalizados em prol de uma marca com o intuito de expor os produtos e serviços. Para os artistas, há a possibilidade de disponibilizarem suas obras e projetos em espaços colaborativos como galerias online e marketplaces. No caso mais independente e autônomo, e buscando o alto impacto das redes sociais, o Instagram Shopping é uma boa saída.
Em ambos os casos, o importante é que o consumidor sinta-se em um espaço seguro para a compra, afinal seus dados pessoais serão disponibilizados, além disso a interface do ambiente utilizado não deve ser complexa a ponto de dificultar o consumo.
Podemos citar também o email marketing, que é uma ferramenta no processo de conhecimento da audiência em relação a você e as suas produções artísticas, já que pode transmitir desde conteúdos educacionais e de conhecimento, até ofertas de produtos e divulgação de obras.
E, por fim, as redes sociais em sua amplitude, além do Instagram, o próprio Facebook pode ser utilizado por meio de anúncios, fanpages e comunidades, e muitas vezes o WhatsApp, já que oferta um espaço dedicado ao contato direto, para resolução de dúvidas e também a possíveis trocas artísticas e comerciais.
Ao pensar em produzir, veicular, divulgar e vender seus projetos na internet, estruture também camadas da sua obra de arte e multiplicidades a partir dela que você pode disponibilizar, por exemplo, tiragens limitadas, produtos exclusivos, prints e outros formatos para download, pedidos personalizados e parcerias com outros artistas e patrocínios por meio das publicidades.
Assim, a sua atuação no mundo digital será diversa, podendo alcançar diferentes consumidores e fortalecendo os seus relacionamentos com a sua rede, afinal os clientes sempre poderão retornar para adquirir algo novo ou uma versão diferente do que já foi comprado e os seus parceiros vislumbrarão possibilidades e conteúdo consistente na sua presença artística online.
Quer acompanhar outras reflexões sobre produção artística e cultural? Siga nossas redes Instagram, LinkedIn, Twitter e Facebook.